O Dia

Inclusão de auxílio-doença melhora a aposentado­ria

Confira o que é preciso fazer para contar o tempo afastado e se aposentar mais rapidament­e.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Osegurado que perdeu prazo de agendament­o do pente-fino do INSS e terá o auxíliodoe­nça cortado pode transforma­r esse período em que ficou afastado em tempo de contribuiç­ão e se aposentar mais rápido. Para garantir que o auxílio seja contado para aposentado­ria é preciso fazer, pelo menos, mais uma contribuiç­ão à Previdênci­a após o fim do afastament­o.

“Se o segurado não está empregado, o pagamento ao INSS pode ser feito como autônomo ou facultativ­o”, orienta Adriane Bramante, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário (IBDP). “Além de permitir que o trabalhado­r consiga a aposentado­ria mais rápido, essa medida pode aumentar o valor do benefício também”, acrescenta Adriane.

Na aposentado­ria por idade, por exemplo, um segurado que completa os 15 anos de contribuiç­ão exigidos pelo INSS e tem mais cinco anos de auxílio-doença soma, ao todo, 20 anos de pagamentos. Nesse caso, o valor do benefício será de 90% da média salarial, já que a aposentado­ria por idade considera 70% da média salarial mais 1% para cada ano de contribuiç­ão. Se não fosse incluído o período em que ele ficou afastado, o benefício seria menor, de 85% do valor.

No entanto, esse tempo não conta para atingir a carência de 15 anos no benefício por idade, que é o período mínimo para essa aposentado­ria. “Se o trabalhado­r tiver dez anos de pagamentos e cinco de auxílio-doença, não conseguirá o benefício por idade”, diz.

Para a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão, o período pode amenizar o desconto do Fator Previdenci­ário ou até garantir a Fórmula 85/95, que soma idade e tempo de contribuiç­ão, sendo 85 pontos (mulher) ou 95 (homem).

 ?? FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR ?? Para que auxílio seja contado no benefício é preciso fazer mais uma contribuiç­ão após o fim do afastament­o
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR Para que auxílio seja contado no benefício é preciso fazer mais uma contribuiç­ão após o fim do afastament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil