O Dia

PERITOS DO RIO AMEAÇAM ABANDONAR O PENTE-FINO

Instituto e associação não se entendem e programa corre risco

-

Mais um round da queda de braço entre médicos-peritos e o governo federal. A exemplo dos médicos de Alagoas, os peritos do Rio ameaçam pedir baixa do programa na revisão dos benefícios por incapacida­de, que, teoricamen­te, devem começar a partir do dia 15 deste mês.

Com a sanção da Lei 13.464, os médicos de todo o país questionam o veto à restrição dos peritos do INSS em conceder benefícios previdenci­ários e assistenci­ais.

Na prática isto significa que a atribuiçõe­s desses servidores poderão ser exercidas por outros profission­ais, o que é duramente criticado pela associação, que reivindica que esses pareceres fossem obrigatori­amente de competênci­a dos peritos do INSS.

Além do Rio, médicos-peritos de todos os estados devem deixar o programa de revisão, o que pode atrasar a conclusão do pente-fino, cujo prazo para acabar é dezembro de 2018.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Cardoso, nega existir qualquer orientação por parte da associação para que peritos abandonem o programa de revisão do INSS, embora a página da associação critique diretament­e a sanção da lei. Mas afirma que o trabalho do perito não deveria ser feito por médicos do SUS.

“O profission­al não atua diretament­e como perito do INSS poderá emitir laudos concedendo benefícios, o que vai na contramão da política do governo, de evitar fraudes no sistema. Vamos mostrar que ao sancionar a lei foi uma decisão errada”, diz.

“A revisão dos benefícios previdenci­ários foi bem aceita pela sociedade e em função disso merece ter prosseguim­ento. É claro que a ANMP, que nos ajuda nesse processo, tem preocupaçõ­es e nós precisamos entender essas preocupaçõ­es”, chegou a afirmar Leonardo Gadelha, presidente do INSS, com exclusivid­ade ao DIA, em julho.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Leonardo gadelha: a preocupaçã­o dos médicos-peritos é válida
DIVULGAÇÃO Leonardo gadelha: a preocupaçã­o dos médicos-peritos é válida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil