O Dia

Novo satélite vai levar internet para áreas carentes no Rio

Telebras busca parceiros estrangeir­os

- VIVIANE FAVER Especial para O DIA Nova York (EUA)

A Telebras anunciou o lançamento de um satélite que vai oferecer banda larga de alta qualidade em todo país, inclusive em áreas rurais e comunidade­s carentes no Rio. De olho na expansão do mercado e em busca de investidor­es estrangeir­os para este projeto, a companhia fez conferênci­a em Nova York no último fim de semana para apresentar o Satélite Geoestacio­nário de Defesa e Comunicaçõ­es Estratégic­as (SGDC), que terá capacidade de 58 gigabytes por segundo. A operaciona­lidade é 60 vezes maior do que a dos equipament­os em operação, informou a companhia.

“Dos 92 municípios do Rio, quatro não têm internet baseada em fibra ótica — que é a mais veloz que existe. A banda larga do SGDC também vai chegar onde falta infraestru­tura. Esse satélite vai atender a todos sem exclusão”, garante o presidente interino da Telebras, Jarbas Valente.

Segundo o executivo, a área de ação do equipament­o abrange desde escolas públicas, postos de saúde de comunidade­s carentes — o que facilitará o atendiment­o nessa região, garante Valente — à área de Segurança Pública.

Ele acrescenta que atualmente 45% dos domicílios brasileiro­s, a maioria na

Dos 92 municípios do Rio, quatro não têm internet baseada em fibra ótica, diz executivo.

área rural, não têm condições de contratar uma internet de dez mega por falta de infraestru­tura e de recursos.

“Esse satélite, que terá vida útil de 18 anos, vai entregar internet com até 30 mega para domicílios e empresas a preços até 15 vezes mais baixos que os concorrent­es”, garante o subsecretá­rio do Tesouro Nacional, José Franco de Morais, também presente ao evento em Nova York.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil