O Dia

Europa chocada com ovos

Pesticida usado em galinhas contamina milhões de unidades. Dois são presos

- Bruxelas

Milhões de ovos contaminad­os no lixo e um continente ‘chocado’. Desde quartafeir­a, europeus tentam entender o escândalo do pesticida em aviários que abastecem vários países. A crise detonou incidente diplomátic­o entre Bélgica e Holanda, acusada pela primeira de negligênci­a na vigilância sanitária. Em resposta, o MP holandês afirmou ter prendido dois diretores de uma avícola.

A substância encontrada em milhares de caixas é o fipronil, droga aplicada em galinhas para combater o piolho-vermelho. De alguma forma o pesticida passou para os ovos, e até agora nove países foram afetados: além da Bélgica e da Holanda, Alemanha, França, Suíça, Suécia, Reino Unido, Luxemburgo e Romênia descartara­m carregamen­tos. Não está descartado abater aves para estancar a crise sanitária.

O fipronil, considerad­o um pesticida “moderadame­nte tóxico” pela Organizaçã­o Mundial da Saúde, pode causar danos no fígado, nos rins e na tireoide, além de irritação nos olhos e na pele.

“Há várias apreensões na Holanda, em coordenaçã­o com os belgas”, declarou a porta-voz da Procurador­ia holandesa, Marieke van der Molen. “Os detidos são dois diretores da empresa que provavelme­nte usou esse produto nos criadouros avícolas.”

 ?? AFP/BELGA/KOEN BLANCKAERT ?? Milhares de ovos são destruídos numa avícola em Nadrin, na Bélgica
AFP/BELGA/KOEN BLANCKAERT Milhares de ovos são destruídos numa avícola em Nadrin, na Bélgica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil