O Dia

FUNDO SEM ACORDO

-

O bilionário financiame­nto público de campanha proposto na reforma política — pode chegar a R$ 3,6 bilhões — rachou o Congresso sobre a regulação do uso do dinheiro. Líderes defendem que o TSE controle a distribuiç­ão com lupa e regras rígidas – mas não apresentam soluções, indicando que o dinheiro do povo cairá na vala comum da gastança partidária sem controle. “Tudo que aconteceu no Brasil hoje faz com que deva ser redobrada a atenção com eventuais gastos nas campanhas. Mas não há acordo, tem muita gente contra”, admite o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB).

Opção de saldo...

Mais cauteloso, o líder do PSDB, Ricardo Trípoli (SP), investe na tese de que “não pode ter dinheiro novo, tem que utilizar o que já existe, emendas parlamenta­res”.

...e extrato

Segundo Trípoli, “o recurso iria para os tribunais regionais, que passariam para os partidos. Teria uma supervisão dos tribunais e, tendo controle, não há dificuldad­e”.

Conta-gotas

Carlos Zaratini (SP), líder do PT, defende a tutela do TSE no repasse a conta-gotas para as legendas, com pente-fino na prestação de contas.

Roteiro da rifa

É notória a incompetên­cia de seguidos governos (e do atual também) na gestão da Eletrobrás, o que dá margem para privatizaç­ão. Mas gente da oposição achou estranho o aval do presidente Temer dois dias depois da visita de Aécio Neves ao Palácio do Jaburu. O senador tucano é ligado na energia.

Herança tucana

Dimas Toledo, o mandachuva em Furnas por anos – começou na gestão FHC e adentrou o governo Lula — era apadrinhad­o de Aécio na estatal. Dimas saiu , mas deixou lá uma filha empoderada, diretora de departamen­to.

Ponto Final

Desconfie muito quando as grandes emissoras de TV, sócias de conglomera­dos financeiro­s, acham normal rifar a Eletrobrás para o setor privado.

 ??  ?? Um ano depois do forte terremoto no centro da Itália, Amatrice ainda é uma triste pilha de escombros. O sismo completa um ano hoje
Um ano depois do forte terremoto no centro da Itália, Amatrice ainda é uma triste pilha de escombros. O sismo completa um ano hoje
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil