O Dia

UM PAINEL DA CONTRACULT­URA

Musical reconstitu­i as histórias do Solar da Fossa, pensão onde viveram artistas que deram origem ao tropicalis­mo

-

Espetáculo ambientado na efervescên­cia cultural dos anos 1960, ‘Contra o Vento — Um Musicaos’ é a atração de amanhã do Sesc São Gonçalo, às 20h. A montagem do coletivo teatral Complexo Duplo conta a história do Solar da Fossa, antiga pensão no bairro de Botafogo que abrigou artistas identifica­dos com o surgimento do movimento tropicalis­ta, como Caetano Veloso, Gal Costa, Torquato Neto e Capinam e Paulo Leminski.

A pensão funcionou num casarão do século 18, que foi demolido no início dos anos 1970 para a construção do Shopping Rio Sul. O musical reconstitu­i a história do local e de seus habitantes a partir do diário fictício de uma exmoradora da pensão.

Em cena, 15 atores representa­m e tocam 20 canções. A maior parte delas foi composta exclusivam­ente para o espetáculo, que tem direção musical de Marcelo Alonso Neves. As músicas ajudam a compor um panorama da produção artística dos anos 1960 e a contar histórias que envolvem outros moradores do Solar da Fossa, como Tim Maia, Aderbal Freire-Filho, Magro (MPB 4), Paulo Coelho, Naná Vasconcelo­s, Maria Gladys, Claudio Marzo, Betty Faria e Ruy Castro, entre outros.

Com direção de Felipe Vidal e dramaturgi­a de Daniela Pereira de Carvalho, ‘Contra o Vento — Um Musicaos’ surgiu a partir de pesquisa documental para compor a programaçã­o do Festival Sesc de Inverno 2017. O evento prestou homenagem aos 50 anos do movimento tropicalis­ta, celebrados este ano, com 120 apresentaç­ões artísticas nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópoli­s, na Região Serrana do estado.

Além do festival, o espetáculo passou pelo Centro Cultural Banco do Brasil, nas unidades do Rio, de Belo Horizonte e de Brasília, e recebeu indicações para os prêmios Shell (Melhor Música) e Cesgranrio (Melhor Direção Musical e Melhor Texto Nacional Inédito).

A peça ‘Contra o Vento — Um Musicaos’ tem cenografia de Aurora dos Campos e luz de Tomás Ribas. Quem assina os figurinos é Flávio Souza. O espetáculo tem única apresentaç­ão em São Gonçalo. Os associados Sesc pagam R$ 5.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil