O Dia

Diretor de escola posta foto com ‘fuzil’

Professor diz que arma era falsa mas foi afastado. ‘Foi um momento idiota’, se justificou

-

Depois de postar uma foto portando um fuzil de brinquedo no Facebook, o diretor da Escola Municipal Juan Antônio Samaranch, em Santa Teresa, foi exonerado do cargo. Marcelo Laignier Rolim, que também é professor da rede estadual de ensino, também foi suspenso das salas de aula do Ciep da Rocinha.

“Solta o rajadão para comemorar a vitória do Mengão”, escreveu ele junto com a imagem na postagem de quarta-feira. O professor já havia publicado em 2015 uma foto com uma pistola de paintball e a legenda: “Vou começar a chamada em 10 minutos. Quem se atrasar o baguio vai ficar doido”.

Marcelo admitiu o erro, mas criticou as secretaria­s municipal e estadual de Educação por não terem dado a ele uma chance de se explicar. Segundo o ex-diretor, as fotos foram tiradas durante uma dramatizaç­ão para debater a violência com os alunos. “Foi um momento idiota, mas jamais apologia”, disse.

O mestre em Ciências da Educação Júlio Furtato questiona o método empregado pelo docente. Para o especialis­ta, a atitude de exonerar o professor foi correta. “É preciso que as pessoas entendam a dimensão do cargo de um educador. Dependendo do que vamos trabalhar, a dramatizaç­ão não é adequada. Qual a necessidad­e de simular a violência? Os alunos já vivem isso no dia a dia. Se quero prevenir um trauma, por que vou dramatizá-lo?”, questionou.

No perfil de Marcelo, alunos manifestar­am apoio. “O professor Marcelo é o melhor! Incentiva alunos que não têm oportunida­de”, escreveu uma mulher que se identifico­u como mãe de aluno. O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) também criticou o afastament­o do professor.

As secretaria­s municipal e estadual de Educação informaram que instaurara­m procedimen­tos para apurar a conduta de Marcelo.

 ?? REPRODUÇÃO ?? ‘Solta um rajadão para comemorar a vitória do Mengão’, escreveu
REPRODUÇÃO ‘Solta um rajadão para comemorar a vitória do Mengão’, escreveu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil