O Dia

AESPERANÇA NÃODECEPCI­ONA

- PADRE OMAR

Na quinta-feira, 7 de setembro, vamos celebrara independên­cia do Brasil em relação ao governo de Portugal. Desde 1822 estacomemo­ração éfe ita em nossa nação. O cenário atual não nos motiva a comemoraçõ­es, ma sé válidores gatara memória que revela uma história construída na diversidad­e, na tolerância ena convivênci­a pacífica.

Vivemosumt­riste momento, de brutal desigualda­de social, apesar de alguns avanços. A ausência de valores éticos e morais provocou aprofunda crise política, econômica e social.

Essa mesma história nos revela uma sociedade batalhador­a, com esperança e fé, que, apesar das dificuldad­es, possui, capacidade de superar adversidad­es, como já ocorrido. No mundo que caminha, cada vez mais, paraumpens amento único, somoscha ma dosà corres pons ab ilida depe- la construção de uma nação com identidade própria, valorizand­o as riquezas de nossas origens culturais. Participar da política pode ser considerad­o virtude cristã, pois é através da política que podemos fomentara melhorado coletivo. Pessoas de diversos pensamento­s políticos, filosófico­s e ideológico­s devem agir impulsiona­das pela boa-fé, ao defender o que entendem que é melhor para o indivíduo, porque isto refletirá para o social. Que o Dia da Pátria seja uma ocasião para reafirmar o compromiss­o do povo coma democracia, por meio do diálogo e da busca pela paz, para construirm­os um Brasil mais justo e fraterno. “A esperança não decepciona”. (Romanos 5,5).

Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse tambémwww.padreomar.come www.facebook.com/padreomarr­aposo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil