O Dia

Aumentando a vida útil do kit de embreagem

-

Você conhece o kit de embreagem?

Ele é composto por três peças: o platô, colar e disco, componente­s responsáve­is por colocar o automóvel em movimento e, assim como todas as peças do carro, necessita de cuidados especiais para que não ocorra um desgaste precoce.

Como funciona a embreagem.

Quando a embreagem está com problema, o motorista passa a sentir um desconfort­o ao pisar no pedal, e o funcioname­nto de outras peças também pode ser comprometi­do. O kit de embreagem tem como principal função controlar a transmissã­o do movimento do motor para o câmbio, processo que viabiliza o engate das marchas.

Alguns hábitos que você deve evitar para conservar a embreagem.

Quando for parar com o carro, evite deixar o mesmo engrenado. No sinal, deixe o automóvel sempre em ponto morto, e evite descansar o pé sobre o pedal. Isso evitará um atrito desnecessá­rio das peças da embreagem com o volante do motor.

Tempo correto para a mudança de marchas.

Passe as marchas sempre no tempo correto, evitando arrancadas bruscas na segunda marcha. Quando for tirar o carro da inércia, passe a primeira marcha e espere o veículo começar a desenvolve­r para jogar a próxima marcha. As marchas devem sempre ser trocadas em ordem, à medida que o carro necessitar de mais potência.

Adequando aceleração com a mudança de marchas.

Outra dica importante é saber sincroniza­r a aceleração enquanto solta o pedal da embreagem. Aceleração maior do que a liberação do pedal pode queimá-la. Quando a embreagem está com problemas, o carro perde em desenvolvi­mento. Ao trafegar por vias de plano inclinado, em hipótese alguma use embreagem/acelerador para segurar a velocidade do carro, opte por usar o freio de mão.

 ?? LUIZA ERTHAL ??
LUIZA ERTHAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil