O Dia

Criação de brinquedos em sala de aula

Universitá­rios fazem objetos a partir de material reciclado

-

Um fliperama manual com elástico e pedaços de madeira, um ‘totó’ com madeira e cabos de vassoura, uma casinha de boneca de papelão. Esses são alguns dos brinquedos feitos por estudantes de uma universida­de, em Duque de Caxias. Os alunos do curso de Engenharia de Produção utilizaram objetos que poderiam ser jogados no lixo para fazer peças que serão doadas a instituiçõ­es e creches da região.

O idealizado­r do projeto é o professor Rubens Walker, que há alguns anos buscava uma forma que tornasse suas aulas mais atrativas e também mais práticas. “Sugeri que eles criassem brinquedos a partir de material reciclado, de forma lúdica e criativa, mas com vista à sustentabi­lidade e inserção social. Desta forma eles aprendem toda a teoria que é dada em sala de aula e ainda fazem uma boa ação. A hora da verdade de cada profission­al pode ser plantada ainda na universida­de, com atitudes empreended­oras e ferramenta­s que unem logística, qualidade, atitude, resolutivi­dade e estímulo à gestão de negócios”, explicou o engenheiro.

Os alunos já produziram brinquedos que foram doados para creches do município de Duque de Caxias e para a brinquedot­eca da Escola de Educação da Unigranrio. Evelyn da Silva Reis, aluna do 10º período, fez um projeto com técnicas mecânicas e eletrônica­s: uma mini escavadeir­a. “Achei a ideia genial porque faz a gente romper os limites da sala de aula e ir além da teoria. E quem sabe um projeto genial possa nascer daqui? Estou pensando em um novo jogo que possa facilitar o mapeamento de processos”.

Os brinquedos estão em exposição na Unigranrio até o dia 10. A universida­de fica na Rua Prof. José de Souza Herdy, 25 de Agosto, em D. Caxias.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Alunos de Engenharia de Produção, em Caxias, vão doar as peças para creches municipais e instituiçõ­es
DIVULGAÇÃO Alunos de Engenharia de Produção, em Caxias, vão doar as peças para creches municipais e instituiçõ­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil