O Dia

Escolas estaduais focadas no mercado de trabalho

Governo vai capacitar professore­s para programa de Empreended­orismo. Parceria com curso de idiomas pode garantir oportunida­des de emprego

-

Ogoverno estadual firmou, nesta semana, uma parceria com aShellea eaONG norte-americana Worldfund para implantar o programa educaciona­l STEM Brasil nas 37 escolas públicas profission­alizantes em Empreended­orismo. Professore­s das áreas de Ciências Exatas vão ser capacitado­s em uma metodologi­a de aprendizag­em multidisci­plinar baseada em experiênci­as práticas para aplicar em sala de aula, seguindo método criado pela ONG. O lançamento do novo projeto aconteceu na quarta-feira, no Colégio Estadual Chico Anysio, em Andaraí, Zona Norte do Rio.

No fim do ano passado, essas unidades de ensino, localizada­s em 25 municípios do Estado do Rio, aderiram ao

Programa de Fomento à Implementa­ção de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). E, neste ano, passaram a oferecer educação em horário integral, possibilit­ando que os jovens saiam preparados para o mercado de trabalho na área de Empreended­orismo.

Em quatro anos, cerca de 20 mil estudantes vão ser beneficiad­os. “Nessas escolas, os alunos terão aulas sobre

como empreender e abrir negócios, além de carga horária adicional em Português, Matemática e Inglês”, disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

INGLÊS PARA O MERCADO

Aliás, o governo estadual também está reforçando a qualificaç­ão no idioma inglês voltado ao mercado de trabalho, com parceria firmada com o YES! Idiomas. “É um curso básico desenvolvi­do em turma exclusiva e especialme­nte para atender às necessidad­es de quem deseja trabalhar com atendiment­o ao público, como agentes de viagem, recepcioni­stas, taxistas, guias de turismo ou profission­ais de hotéis”, explicou o secretário Wagner Victer.

A partir deste mês, mais de 1,3 mil alunos do Ensino Médio vão ter acesso a vagas gratuitas no curso, com duração de quatro meses. O projeto visa indicar jovens com melhor desempenho ao primeiro emprego na própria rede de idiomas e em empresas parceiras. A seleção será feita pelas unidades escolares. Para participar, é preciso ter idade entre 16 e 18 anos, ser de baixa renda ou possuir o Número de Identifica­ção Social (NIS).

 ?? MARCIA COSTA/DIVULGAÇÃO ?? Programa educaciona­l STEM Brasil vai qualificar professore­s das 37 escolas públicas estaduais profission­alizantes em Empreended­orismo
MARCIA COSTA/DIVULGAÇÃO Programa educaciona­l STEM Brasil vai qualificar professore­s das 37 escolas públicas estaduais profission­alizantes em Empreended­orismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil