O Dia

MAIS IMÓVEIS mais negociação

Oferta para locação cresceu 412%, de acordo com o Secovi Rio

- CRISTIANE CAMPOS cristiane.campos@odia.com.br

Quem está procurando imóvel para alugar, vai encontrar um cenário favorável para negociação. Isso porque há mais unidades disponívei­s. E, com isso, as chances de obter um desconto no valor do aluguel ou até na renovação do contrato aumentam.

Leonardo Schneider, vice-presidente do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-Rio) afirma que, de 2012 para cá, a oferta para locação cresceu 412%. Segundo ele, esse cenário é reflexo de dois movimentos: de pessoas que compraram imóvel antes da crise com a finalidade de alugar nos próximos anos e os de proprietár­ios que estavam com o imóvel parado há algum tempo. “Voltamos ao patamar de 2012 na locação residencia­l, quando o metro quadrado era de R$ 34, em média. A negociação hoje está mais flexível e o inquilino deve aproveitar a oportunida­de”, diz Schneider. Outro dado do Secovi Rio que confirma a tendência aponta que em julho de 2016 foram alugados 8.576 imóveis. Já em julho deste ano, foram 11.723, alta de 36,70%.

Giovani Oliveira, gerenteger­al de locação e compra e venda da Apsa, confirma que os proprietár­ios estão mais flexíveis. “Procuramos orientar, com nossa experiênci­a e informaçõe­s estatístic­as sobre o mercado, de forma que o aluguel seja pactuado dentro do valor praticado para aquela região e perfil de imóvel. Com essas informaçõe­s, o proprietár­io fica seguro de que está fazendo um bom negócio. A consequênc­ia é um cresciment­o na quantidade de novos negócios, mas lembrando que o maior volume de imóveis disponívei­s também é uma realidade”, ressalta. A questão da redução dos valores, segundo Giovani, é percebida em praticamen­te todas as regiões, cada uma com uma variação específica. “As maiores variações negativas são as da Zona Sul”, conta.

Edison Parente Neto, vice -presidente comercial da Renascença Administra­dora, comenta que na imobiliári­a o número de unidades ofertadas para locação aumentou muito em dois anos. “O proprietár­io precisa entender que na crise o valor de mercado do imóvel será ditado pelo momento. É melhor estar com o imóvel alugado por um valor um pouco mais baixo do que estar com o bem parado. Arcar com todos os custos por não ceder a uma boa negociação para as partes é sempre uma saída menos rentável”, avalia.

 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ?? Divulgação ?? Edison Neto, da Renascença Administra­dora diz que locações cresceram
Divulgação Edison Neto, da Renascença Administra­dora diz que locações cresceram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil