O Dia

Os cUidados na hora da locação

-

N Para os interessad­os em alugar, giovani oliveira, da apsa, aconselha analisar bem o imóvel antes de fechar contrato. “o futuro inquilino deve fazer uma análise do seu estilo de vida e das possibilid­ades oferecidas pelo imóvel e pelas adjacência­s antes de tomar a decisão final. Já vimos casos de pessoas desistirem por conta do barulho da rua no período noturno e outros por não terem opções adequadas de acesso ao trabalho, por exemplo”.

oliveira orienta, ainda, fazer um estudo detalhado das contas. “É preciso avaliar se a vida financeira é estável e se os ganhos mensais cobrem os custos. Sugerimos que não ultrapasse­m 30% da renda familiar”, orienta.

Escolhido o imóvel, o próximo passo é analisar a documentaç­ão. Checar se as contas estão em dia, se o regimento interno do condomínio está de acordo com o futuro uso do imóvel e deixar os documentos prontos para dar entrada na solicitaçã­o. “muitas vezes, diversas pessoas estão interessad­as no local. Ter toda a documentaç­ão necessária ajuda a avançar rapidament­e na fila dos solicitant­es e conquistar o acordo”. E ler o contrato, segundo o especialis­ta, garante a igualdade de direitos e deveres das partes, diz o especialis­ta.

na locação, além de uma série de documentos a serem entregues pelo inquilino, é preciso também que este apresente um tipo de garantia locatícia. Essa medida tem como objetivo garantir ao locatário ou à administra­dora que o pagamento será feito até o fim do contrato. as formas mais comuns são o seguro-fiança, o fiador e o depósito-caução. o advogado Paulo Cruz, especialis­ta em direito imobiliári­o, explica que cada uma das formas de aluguel tem suas particular­idades, como benefícios e cuidados a serem tomados. “Embora o fiador seja a opção mais usual, alguns proprietár­ios preferem usar outros tipos de garantias. o ideal é estar atento às regras que devem ser cumpridas”, aponta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil