O Dia

INSS dá bônus a segurados que forem apanhados no pente-fino

Pagamentos serão feitos por 18 meses a quem perder o direito a aposentado­ria por invalidez. No Rio, 72 mil pessoas farão o exame.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Os mais de um milhão aposentado­s por invalidez em todo país que não fazem perícia há mais de dois anos e forem pegos pelo pente-fino do INSS poderão receber bônus do instituto por até 18 meses. No Rio de Janeiro serão chamados 72 mil segurados para agendar exame. Prevista em lei, a chamada de parcela de recuperaçã­o é paga conforme o tempo em que o segurado ficou afastado e o vínculo de emprego antes da incapacida­de.

No caso de quem recebeu o benefício por mais de cinco anos, o bônus é pago por 18 meses. Para verificar por quanto tempo foi pago o benefício por incapacida­de, o INSS conta desde a concessão do auxílio-doença que gerou a aposentado­ria. O valor do benefício é a média das 80% maiores contribuiç­ões do segurado desde julho de 1994 (início do Plano Real), multiplica­da pelo fator de 100% do salário do benefício.

A parcela vai diminuindo progressiv­amente por seis meses até o corte definitivo. No primeiro semestre, o segurado receberá o mesmo valor pago na aposentado­ria. Nos seis meses seguintes, o bônus será de 50% e no último semestre, de 25%.

“O pagamento só vale para o aposentado por invalidez. Caso o segurado tenha recebido apenas auxílio-doença neste período, não terá direito ao abono”, diz Adriane Bramante, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário (IBDP).

A especialis­ta acrescenta que o bônus é devido mesmo que o ex-aposentado volte ao trabalho. “Os segurados recebem por seis meses 100%, seis meses 50% e mais seis meses 25% do benefício até cessar”, complement­a.

Mas atenção: caso o período de afastament­o seja menor que cinco anos, o bônus é diferente. Cada ano em que o segurado recebeu o benefício dará direito a um mês de parcela de recuperaçã­o. Por exemplo, se ficou afastado por quatro anos, receberá o dinheiro por quatro meses após o corte. O pessoal afastado por menos de cinco anos e que tinha carteira assinada quando a incapacida­de começou não tem direito ao pagamento. Nesses casos, o ex-aposentado terá que ser reintegrad­o pela empresa.

CONVOCAÇÃO

Nessa leva, que começará na segunda quinzena do mês, de acordo com o INSS, serão convocados por carta com Aviso de Recebiment­o (AR) aposentado­s por invalidez, conforme informou ao DIA o presidente do INSS, Leonardo Gadelha. Pessoas com mais de 55 anos de idade e 15 anos de benefício estão isentas da revisão.

A expectativ­a do instituto é que essas perícias comecem na segunda quinzena de setembro. Ao receberem a correspond­ência dos Correios, os segurados terão cinco dias úteis para agendar a perícia pela Central de Atendiment­o 135.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Convocados pelo INSS para passar por perícia médica devem agendar atendiment­o pela Central 135
DIVULGAÇÃO Convocados pelo INSS para passar por perícia médica devem agendar atendiment­o pela Central 135

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil