O Dia

Geddel é preso por causa das malas de dinheiro

Juiz citou laudo da perícia que constatou haver digitais do ex-ministro na dinheirama

- > Brasília Com Agência France Presse

Ex-ministro, que estava em prisão domiciliar em Salvador, foi levado para o Presídio da Papuda, em Brasília. Polícia Federal encontrou indícios de que fortuna encontrada em apartament­o seria dele.

Geddel Vieira Lima (PMDB/BA), ex-ministro de Lula e de Temer, foi enviado à prisão ontem após a descoberta de malas repletas de dinheiro em um apartament­o em Salvador. Geddel já cumpria prisão domiciliar desde julho em Salvador, acusado de tentar obstruir a Justiça em investigaç­ão sobre desvio de fundos público.

O ex-ministro chegou à tarde a Brasília em um avião da Polícia Federal, usando moletom branco e carregando uma mala de mão e uma bolsa. Ele deverá ingressar no Presídio da Papuda, onde ficou preso por 10 dias em julho, antes de um juiz lhe conceder a prisão domiciliar, após ter sido submetido a exames médicos.

“Os documentos e testemunho­s, junto ao exame pericial do dinheiro apreendido, indicam que Geddel, com a ajuda de Gustavo Pedreira (diretor da Defesa Civil de Salvador), mantinha ocultos vultuosos valores no apartament­o, conforme atestado pelos exames periciais grafotécni­cos indicativo­s de que ambos manusearam essa estrondosa quantia”, indica a ordem judicial. Digitais de Geddel foram encontrada­s no imóvel.

“Diante da gravidade da situação, configura-se a necessidad­e urgente de prisão”, acrescenta o texto do juiz Vallisney de Souza, para quem a prisão domiciliar se provou “ineficaz” em vista das novas provas incriminat­órias.

A decisão judicial identifica Gustavo Pedreira, que também foi detido, como um “emissário” do ex-ministro. O juiz também ordenou operações de busca e apreensão na casa da mãe de Geddel, principal articulado­r político de Temer no Congresso até novembro, pela “grande chance” de encontrare­m novos documentos e mais dinheiro ilícito.

RELEMBRE O CASO

Na terça-feira, correram o país imagens de cerca de 20 malas e caixas lotadas de reais e dólares achadas em um apartament­o na Bahia, território político dos Vieira Lima. A contagem com utilização de oito máquinas levou 14 horas e totalizou a soma impression­ante de 42,643 milhões de reais e 2,688 milhões de dólares.

A ordem ditada ontem detalha que esse valor apreendido foi o maior confisco de dinheiro físico feito pela polícia na história do país. A investigaç­ão assegura que essa fortuna tem “origem ilícita, decorrente das atividades criminosas praticadas por Geddel no comando da Vice-Presidênci­a de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal e, possivelme­nte, de outras que porventura podem vir a ser descoberta­s”.

 ?? AFP ??
AFP
 ?? AFP/SERGIO LIMA ?? Geddel (de branco) desce de jatinho da PF em Brasília. Ele voltará à Papuda, onde já ficara preso
AFP/SERGIO LIMA Geddel (de branco) desce de jatinho da PF em Brasília. Ele voltará à Papuda, onde já ficara preso
 ?? DIVULGAÇÃO/PF/05.09.17 ?? Dinheiro estava em 20 malas e bolsas no ‘apartament­o-bunker’
DIVULGAÇÃO/PF/05.09.17 Dinheiro estava em 20 malas e bolsas no ‘apartament­o-bunker’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil