O Dia

‘Meia-bomba’ em trem explode e fere 29 em Londres

Reino Unido está em alerta máximo

-

O governo britânico elevou ao seu nível mais alto o grau de ameaça terrorista enquanto tenta capturar o autor do atentado contra o metrô de Londres que deixou 29 feridos leves ontem. “As pessoas verão mais policiais armados no transporte público e em nossas ruas, dando proteção adicional”, explicou a primeira-ministra britânica, Theresa May, após explosão em trem na Estação de Parsons Green, reivindica­do pelo grupo Estado Islâmico.

O atentado, o quinto este ano no Reino Unido, aconteceu pouco depois das 8h locais (4h de Brasília), quando os vagões estavam lotados. “Foi um artefato explosivo caseiro que provocou, sobretudo, queimadura­s”, disse o comandante Mark Rowley.

A polícia trabalha com a hipótese de um artefato que não explodiu completame­nte, mas que bastou para ferir vários passageiro­s. Segundo uma jornalista do ‘Metro’, há pessoas que ficaram muito queimadas e perderam o cabelo.

Em vídeos e fotos publicadas por testemunha­s nas redes sociais podia-se ver um balde de plástico que ainda acabava de queimar. O balde, como os usados para pinturas, estava dentro de uma sacola plástica e dele saíam cabos, mas o conjunto não parecia danificado. Isso “sugere que ‘a explosão’ ocorreu parcialmen­te”, disse Hans Michels, professor do Imperial College de Londres. “Talvez a mistura não tenha tido a composição correta, ou o sistema de ignição era inadequado”, acrescento­u.

 ?? AFP/ADRIAN DENNIS ?? Legistas trabalham para colher provas no artefato defeituoso
AFP/ADRIAN DENNIS Legistas trabalham para colher provas no artefato defeituoso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil