O Dia

Prefeitos querem indepedênc­ia

Políticos da Catalunha enfrentam governo para manter plebiscito

- > Barcelona, Espanha

Mais de 700 prefeitos da Catalunha se reuniram ontem em Barcelona para demonstrar força em meio à pressão do governo central da Espanha para não ocorrer plebiscito de independên­cia para a região Nordeste do país. As tensões políticas na Espanha aumentam à medida que a data de votação proposta, 1° de outubro, se aproxima.

O governo catalão tem se esforçado para impulsiona­r a votação, apesar das advertênci­as do governo central de que os municípios locais não podem usar edifícios públicos e que os prefeitos correm risco de ser processado­s legalmente por isso.

Centenas de prefeitos estiveram ontem ao lado do presidente regional Carles Puigdemont e do prefeito de Barcelona, Ada Colau. “Não seremos intimidado­s. Não é sobre a independên­cia, é sobre os nossos direitos”, disse Ada Colau.

Puigdemont agradeceu os prefeitos por não terem recuado e insistiu que a maioria dos catalães está decidida a prosseguir com o plebiscito apesar da proibição. “Não subestimem o povo catalão”, disse.

A polícia da Catalunha tem ordem para prender os prefeitos se eles se recusarem a comparecer para interrogat­ório em investigaç­ão sobre a votação, que o tribunal constituci­onal da Espanha suspendeu, informou o procurador do Estado, José Manuel Maza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil