PRO­JE­TO DE LEI AVAN­ÇA NO SE­NA­DO

O Dia - - ECONOMIA SERVIDOR - Pa­lo­ma Sa­ve­dra

Avan­ça no Se­na­do a pro­pos­ta que re­gu­la­men­ta a de­mis­são de ser­vi­dor es­tá­vel por “in­su­fi­ci­ên­cia de de­sem­pe­nho”. O texto é de au­to­ria da se­na­do­ra Ma­ria do Car­mo Al­ves (DEM-SE) e re­ce­beu pa­re­cer fa­vo­rá­vel do re­la­tor da ma­té­ria na Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ), La­si­er Mar­tins (PSD-RS). A expectativa é de que os ou­tros par­la­men­ta­res da CCJ tam­bém de­em si­nal ver­de ao pro­je­to — ain­da que com res­sal­vas —, pa­ra que vá ao ple­ná­rio da Ca­sa es­te mês ou no iní­cio de ou­tu­bro. O fun­ci­o­na­lis­mo, por sua vez, pro­me­te pres­si­o­nar o Par­la­men­to pa­ra der­ru­bar a me­di­da, e diz que is­so “é mais um dos ata­ques ao ser­vi­ço pú­bli­co”.

O Pro­je­to de Lei do Se­na­do (com­ple­men­tar) 116 re­gu­la­men­ta o Ar­ti­go 41 (pa­rá­gra­fo pri­mei­ro, III) da Cons­ti­tui­ção Fe­de­ral, que pre­vê a per­da de car­go do ser­vi­dor es­tá­vel “me­di­an­te pro­ce­di­men­to de ava­li­a­ção pe­rió­di­ca de de­sem­pe­nho, na for­ma de lei com­ple­men­tar, as­se­gu­ra­da am­pla de­fe­sa”.

Di­an­te dis­so, a se­na­do­ra do DEM propôs a re­gu­la­men­ta­ção, ar­gu­men­tan­do a au­sên­cia de le­gis­la­ção pa­ra tra­tar do te­ma, e que a po­pu­la­ção se sen­te le­sa­da qu­an­do há mau de­sem­pe­nho por parte dos ser­vi­do­res.

Em seu pro­je­to, ela pe­de que a ava­li­a­ção de de­sem­pe­nho se­ja fei­ta pe­lo che­fe direto do ser­vi­dor a ca­da seis me­ses. No pro­je­to subs­ti­tu­ti­vo, o re­la­tor La­si­er al­te­rou es­sa re­gra. Ele am­pli­ou o pra­zo (o pro­ce­di­men­to de­ve­rá ser fei­to en­tre 1º de maio de um ano e 30 de abril do ano se­guin­te). O re­la­tor tam­bém de­le­gou a fun­ção de ava­li­ar o fun­ci­o­ná­rio pú­bli­co a uma co­mis­são e não so­men­te a um su­pe­ri­or.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.