O Dia

PROJETO DE LEI AVANÇA NO SENADO

- Paloma Savedra

Avança no Senado a proposta que regulament­a a demissão de servidor estável por “insuficiên­cia de desempenho”. O texto é de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e recebeu parecer favorável do relator da matéria na Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ), Lasier Martins (PSD-RS). A expectativ­a é de que os outros parlamenta­res da CCJ também deem sinal verde ao projeto — ainda que com ressalvas —, para que vá ao plenário da Casa este mês ou no início de outubro. O funcionali­smo, por sua vez, promete pressionar o Parlamento para derrubar a medida, e diz que isso “é mais um dos ataques ao serviço público”.

O Projeto de Lei do Senado (complement­ar) 116 regulament­a o Artigo 41 (parágrafo primeiro, III) da Constituiç­ão Federal, que prevê a perda de cargo do servidor estável “mediante procedimen­to de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complement­ar, assegurada ampla defesa”.

Diante disso, a senadora do DEM propôs a regulament­ação, argumentan­do a ausência de legislação para tratar do tema, e que a população se sente lesada quando há mau desempenho por parte dos servidores.

Em seu projeto, ela pede que a avaliação de desempenho seja feita pelo chefe direto do servidor a cada seis meses. No projeto substituti­vo, o relator Lasier alterou essa regra. Ele ampliou o prazo (o procedimen­to deverá ser feito entre 1º de maio de um ano e 30 de abril do ano seguinte). O relator também delegou a função de avaliar o funcionári­o público a uma comissão e não somente a um superior.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil