O Dia

Cracolândi­a em Ramos já faz parte do cenário da via

-

Outro problema crônico da via expressa é a presença constante de usuários de crack, principalm­ente na altura da passarela 10, em Ramos. Barracos e lixo espalhados nas margens e no meio da avenida, onde dezenas de dependente­s químicos vivem e consomem drogas, fazem parte do cenário da região há tempos. Alguns aproveitam os engarrafam­entos para assaltar e vender produtos roubados.

A PM alega que não consegue realizar ações eficazes por

Nconta de um Termo de Ajustament­o de Conduta (TAC). “Quando em flagrante delito, eles são conduzidos à delegacia. Fora isso, não podem ser encaminhad­os para lugar nenhum, por força do TAC”, explicou a major Fabiana.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistênci­a Social e Direitos Humanos, o caso é tratado em ações conjuntas com a polícia, Guarda Municipal, superinten­dência do bairro e Comlurb. “Várias ações foram feitas nesse local só esse ano, mas devido à proximidad­e da favela, o acesso às drogas é mais fácil. Por isso, retornam aos mesmo locais”, explicou a secretaria. Como o acolhiment­o não é compulsóri­o, as pessoas podem sair dos abrigos.

O historiado­r Milton Teixeira lembra que o fim do ‘milagre econômico’, nos anos 70, facilitou a favelizaçã­o da Brasil, inaugurada em 1946. “A expansão até Santa Cruz, na década de 60, permitiu o cresciment­o da cidade. Mas depois veio a crise e contribuiu bastante para ocupação das margens pelas comunidade­s”.

 ??  ?? Usuários de drogas montam barracas próximo a viaduto. Muitos aproveitam para roubar motoristas
Usuários de drogas montam barracas próximo a viaduto. Muitos aproveitam para roubar motoristas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil