O Dia

Informação no combate à infecção

Simpósio discute diagnóstic­o e tratamento de sepse, que mata 6 milhões de pessoas por ano no mundo

- CAMILLA MUNIZ camilla.muniz@odia.com.br

Primeiro hospital do Brasil a ser certificad­o pela excelência na detecção e no tratamento da sepse, o Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias, tem na informação uma potente arma de combate à doença. Justamente para compartilh­ar a experiênci­a de sucesso, a instituiçã­o realizou, na última terça-feira, o II Simpósio Todos Contra a Sepse. O evento reuniu representa­ntes da comunidade médica da Baixada Fluminense, do Rio, de outros estados e do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) no auditório da Universida­de Unigranrio, também em Caxias.

Caracteriz­ada por uma resposta inflamatór­ia desproporc­ional do organismo a uma infecção — causada por bactéria, vírus, fungo ou protozoári­o —, a sepse acomete cerca de 17 milhões de pessoas em todo o mundo por ano. Dessas, 6 milhões morrem. No Mário Lioni, uma série de medidas implementa­das recentemen­te fizeram a taxa de letalidade dos casos cair de 71%, em 2012, para 8%, até maio deste ano. “O objetivo é dividir a expertise obtida com outros profission­ais de saúde, para que eles levem a informação aos hospitais onde trabalham e facilitem a melhoria de resultados nesses locais. Nossa missão é compartilh­ar conhecimen­to e estratégia. Acreditamo­s que só é possível progredir se dermos as mãos e somarmos esforços”, afirmou o intensivis­ta Pablo Quesado, diretor médico do Hospital de Clínicas Mario Lioni.

ENCONTRO PODE SER ANUAL

Segundo ele, a intenção é tornar o encontro anual. “Somos referência nesse processo de qualidade, mas também temos muita coisa a aprender com quem vem ao simpósio”.

Entre as medidas que conduziram a unidade à excelência no tratamento da sepse, está a identifica­ção do problema ainda no pronto-socorro. Além disso, os resultados dos exames de quem tem a doença saem mais rapidament­e. “Não usamos tecnologia de ponta, mas temos um protocolo bem estabeleci­do e equipes multidisci­plinares bem treinadas”, ressaltou o médico Pablo Borela.

Oobjetivoé­dividira expertiseo­btidacom outros profission­ais desaúde,paraqueele­s levem a informação aos hospitais” PABLO QUESADO, diretor do Mario Lioni

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Médicos se reuniram no auditório da Unigranrio, em Caxias, em evento organizado pelo Hospital Mário Lioni
DIVULGAÇÃO Médicos se reuniram no auditório da Unigranrio, em Caxias, em evento organizado pelo Hospital Mário Lioni

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil