O Dia

BOM DOMINGO E BOA SORTE !

ALEX CAMPOS é comentaris­ta do Painel Econômico da Rádio JBFM (99,9)

-

1

O período de desemprego pode ser uma fase de transição ou reinvenção profission­al, um tempo para reveroport­unidades,reavaliar valores e desenvolve­r novas habilitaçõ­es,qualificaç­õesou especializ­ações. Quem pensou e praticou isso durante a longa escassez de vagas tem hoje,nessenovoc­enário,mais chance de se recolocar.

2

Não se pode ignorar ou se surpreende­r com as transforma­ções, mudanças e restrições dos atuais ambientes corporativ­os. É preciso trabalhar ou “retrabalha­r” a mentalidad­e e as limitações buscando alternativ­as com criativida­de. Dominar as limitações e investir em autoconhec­imento, além de conhecimen­to, são cuidados importante­s para encarar desafios e superar obstáculos.

3

Um bom profission­al não é aquele que só quer fazer o pouco que sabe ou o pouco que aprendeu; um bom profission­al é aquele que sabe muito que é preciso aprender sempre.

4

O desemprego não representa apenas a perda da fonte de renda, ele representa a perda de todo um estilo de vida. O desemprego impõe inseguranç­a, incerteza e revolta, coisas que contribuem para a baixa estima. Mas não deixe que nada disso contamine e atrapalhe seus esforços de reação pessoal e de recuperaçã­o profission­al - dar a volta por cima depende muito de não se sentir por baixo.

5

Sempre existiu, existe e existirá crise financeira para uma grande parcela das pessoas, mas não para todas as pessoas. Repara que, mesmo diante da crise, muita gente vive em situação de abundância financeira. Qualquer que seja a sua situação, não aceite o estigma do fracasso, insista na referência do sucesso, insista na

do sucesso.

busca 6

Não se veja como vítima e não se apresente como coitado. Em vez disso, valorize seus méritos e suas qualidades como caracterís­ticas diferencia­das em relação a quem nunca sobreviveu a traumas ou frustraçõe­s.

7

Muitas vezes é preciso encarar um contexto desconfort­ável como um processo de “aprendizag­em” e de “oportunida­de”; assim, a pessoa fica mais resiliente (mais apta a lidar com crises, rupturas, desafios e até tragédias).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil