O Dia

A CHAMA SE APAGA

Botafogo luta, mas cai para o Grêmio por 1 a 0 em jogo equilibrad­íssimo e se despede de uma Libertador­es inesquecív­el. Alvinegro agora mira no Brasileiro para voltar à competição em 2018

- >

Ogol de Lucas Barrios decretou a dolorosa derrota de 1 a 0 para o Grêmio. Em Porto Alegre, o Botafogo lutou com toda a sua força, mas não resistiu ao sexto campeão que cruzou o seu caminho, e se despediu de cabeça erguida pela brava campanha na Libertador­es. Classifica­do, o Grêmio enfrenta o Barcelona de Guaiaquil na semifinal. O duelo entre Grêmio e Botafogo teve todos os ingredient­es de uma grande decisão: tensão, emoção, jogadas espetacula­res e falhas mortais.

A coragem em busca do gol superou a cautela desmedida pela marcação. A bola de Fernandinh­o no travessão de Gatito teve como resposta a bomba de Bruno Silva na trave de Grohe.

O primeiro tempo, porém, foi mais nervoso e eletrizant­e do que isso. A postura mais à frente do Grêmio aumentou o trabalho da marcação alvinegra, principalm­ente pelo lado esquerdo, mas abriu espaço para o contra -ataque. Mesmo com três volantes, o Botafogo foi perigoso. E Pimpão teve a chance de abrir o placar após boa jogada individual. Se o fraco chute facilitou a vida de Grohe, o petardo de Victor Luis, em cobrança de falta, chegou a 96km/h e o obrigou a fazer difícil defesa.

Se sobrou atitude ao Botafogo, faltou capricho no último passe, talvez pelo nervosismo. Na volta do intervalo, o Grêmio não retomou o domínio inicial. E Gatito, no primeiro minuto, entrou em ação para voar e desviar a bola cabeceada por Michel, que ainda tocou na trave antes de sair.

O gol que os mais de 50 mil torcedores presentes à arena tanto esperavam saiu aos 17 minutos, fruto de seguidas falhas. A primeira na falta desnecessá­ria de Igor Rabello sobre Fernandinh­o perto da área. Da cobrança, saiu o gol de Lucas Barrios, que subiu bem e ignorou a marcação de Matheus Fernandes.

Contra o relógio, o Botafogo assumiu a estratégia do ‘tudo ou nada’. Carli virou centroavan­te, enquanto Leo Valencia, Guilherme e Brenner saíram do banco na tentativa de mudar o rumo da decisão. As mexidas não surtiram o efeito esperado. Desorganiz­ado, o Glorioso sofreu com o contra-ataque. Quando tentou sair, esbarrou na marcação e na frustrada opção de chuveirinh­o na área. A malandrage­m copeira do Grêmio fez a diferença no fim para controlar as investidas do Botafogo e gastar o tempo.

Uma coisa é certa. O Alvinegro tem a Libertador­es como nova paixão e fará de tudo para voltar. Na cola do G-6 do Brasileiro, a equipe renova o pacto de se superar mais uma vez. E como diz a canção que embalou a torcida na Libertador­es: ‘É diferente, esse sentimento. Ninguém entende...”. Somente os alvinegros de coração.

 ?? PEDRO H. TESCH / AGÊNCIA ELEVEN ??
PEDRO H. TESCH / AGÊNCIA ELEVEN
 ??  ?? Victor Luis combate o gremista Fernandinh­o, um dos destaques do time gaúcho
Victor Luis combate o gremista Fernandinh­o, um dos destaques do time gaúcho
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil