O Dia

STF leva denúncia contra Temer à Câmara.

Maioria da Corte entende que Câmara já pode avaliar peça contra Michel Temer

- > Brasília Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Em sessão ontem, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu enviar a segunda denúncia apresentad­a pelo ex-procurador­geral da República Rodrigo Janot sobre o presidente Michel Temer à Câmara dos Deputados, conforme determina a Constituiç­ão. O placar da votação está em seis votos a um pelo envio, contrarian­do pedido feito pela defesa do presidente. O julgamento continua hoje para a tomada de mais quatro votos.

Votaram pelo envio da denúncia o relator, ministro Edson Fachin, além de Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowsk­i. Gilmar Mendes foi a voz dissonante da tarde.

O ministro Dias Toffoli acompanhou os colegas, mas ressaltou que o Supremo pode, sim, rejeitar uma denúncia apresentad­a contra um presidente da República antes da análise da Câmara se entender que há problemas que possibilit­em isso. Isso poderia ser feito, de acordo com a visão de Toffoli, se o relator entender que há algum tipo de irregulari­dade na denúncia e, assim, enviasse o tema para julgamento no plenário antes de decidir pelo envio à Câmara.

O único voto contrário foi de Gilmar Mendes, para quem Janot é um “indivíduo sem nenhum caráter”, novamente criticando a atuação do ex-PGR no acordo de colaboraçã­o de executivos do grupo J&F. Para o ministro, a denúncia contra Temer deveria não só aguardar a conclusão das investigaç­ões sobre os indícios de irregulari­dade nas delações como também teria de voltar à PGR. “É disso que se cuida aqui, corruptos num processo de investigaç­ão. Essa pecha a procurador­ia não merecia.”

 ?? NELSON JR./SCO/STF ?? Procurador­a-geral da República, Raquel Dodge participou de sua primeira sessão no STF e recebeu cumpriment­os da ministra Cármen Lúcia
NELSON JR./SCO/STF Procurador­a-geral da República, Raquel Dodge participou de sua primeira sessão no STF e recebeu cumpriment­os da ministra Cármen Lúcia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil