O Dia

TAMBÉM PELA SUL-AMERICANA, FLU PEGA HOJE A LDU EM QUITO

Tricolores encaram LDU e altitude de Quito para conquistar a classifica­ção às quartas da Sul-Americana

- HUGO PERRUSO hugo.perruso@odia.com.br

OFluminens­e reencontra um fantasma parcialmen­te superado, mas que ainda causa muita preocupaçã­o. A temida altitude de 2.800m de Quito volta a ser o maior obstáculo para o duelo decisivo com a LDU, hoje, às 19h15 (de Brasília). Menos mal que o Tricolor tem a vantagem do empate e pode até perder por um gol de diferença, desde que marque, para se classifica­r às quartas de final da Copa Sul-Americana.

Quito é um fantasma porque o Fluminense teve sua sorte definida em finais contra a LDU (derrotas por 4 a 2, na Libertador­es de 2008, e por 5 a 1, na Sul-Americana de 2009). Só que Tricolor chega mais confiante desta vez por ter jogado e vencido na cidade equatorian­a em 2017.

Na fase anterior da competição, o 2 a 1 sobre a Universida­d Católica (EQU) serviu como aprendizad­o, além de ter sido a primeira vitória tricolor em Quito. Mesmo assim, não foi fácil. O time sofreu com a altitude e teve dificuldad­e para se adaptar por causa do ar rarefeito.

“Sinceramen­te, nós não sentimos em relação à falta de oxigênio. Tivemos problemas com a velocidade: ou era passe forte ou fraco. E isso nos causou problema grande porque o adversário nos marcou em cima. Como vínhamos de 4 a 0, não nos assustou muito. Vamos criar a estratégia para que aquele primeiro tempo não aconteça de novo”, afirmou Abel Braga.

Mais do que a vantagem de 4 a0, a fragilidad­e da Universida­d Católica facilitou a vida tricolor. Mesmo assim, o time levou um gol aos 18 minutos, quando ainda tentava se adaptar. Nas finais contra a LDU, o Fluminense também sofreu no início. Em 2009, levou o primeiro gol aos 20 e, em 2008, aos 2 e 29 minutos.

Por isso, o início do jogo de hoje será decisivo para o Fluminense manter a vantagem do 1 a 0 obtida no Rio. Como só tiveram o treino de ontem em Quito, os jogadores contam com o jogo da fase anterior para se adaptar mais rapidament­e.”Foi uma experiênci­a positiva porque conseguimo­s vencer. Por isso, procuramos nos preparar e nos adaptar o mais rápido possível”, disse o goleiro Júlio César, que explicou como é feita essa adaptação: “Com chutes e cruzamento­s, vamos pegando o tempo da bola. Não vai ser nada fácil.”

Para a partida, o Fluminense não contará com o atacante Henrique Dourado, suspenso. Sornoza, Robinho e Peu são as opções. Recuperado de lesão muscular, Reginaldo deve começar o jogo ao lado de Nogueira. E Orejuela está confirmado após sentir dores na coxa esquerda.

Tivemos problemas com a velocidade da bola: ou era passe forte ou fraco. Vai ser a mesma coisa (contra a LDU)” ABEL BRAGA Técnico do Fluminense

 ?? NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C ?? Abel passa instruções ao time durante o treino do Flu no Estádio Casa Blanca, local do jogo de hoje
NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C Abel passa instruções ao time durante o treino do Flu no Estádio Casa Blanca, local do jogo de hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil