O Dia

Bônus de R$ 2 mil para policiais e guardas de Niterói

Prefeitura pagará gratificaç­ão aos agentes em reconhecim­ento pela redução de homicídios na cidade no primeiro semestre de 2017

-

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PV), pagará gratificaç­ão de R$ 2 mil para os dois mil policiais militares, civis e guardas municipais que atuam na cidade. A medida, em reconhecim­ento à redução de índices de homicídio, foi anunciada em 16 de agosto e aprovada em plenário na terça-feira, mas ainda tramita na Câmara Municipal. O texto voltará ao órgão até amanhã para publicação.

O benefício será pago aos policiais civis de todas as distritais e Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI), policiais do 12º BPM (Niterói) e toda a equipe da Guarda Municipal.

De acordo com a prefeitura, a gratificaç­ão será dada por reconhecim­ento dos profission­ais em relação à redução de homicídios na cidade, no primeiro semestre deste ano. Neves salientou que um programa de metas com relação aos índices criminais está em estudo.

“Neste primeiro semestre, tivemos vários índices que não são satisfatór­ios, como roubo a transeunte­s, roubo de veículos e a residência­s. Mas tivemos redução da letalidade violenta, sobretudo homicídios e latrocínio­s”, afirmou o prefeito.

Ele informou ainda que nas cidades vizinhas esse índice aumentou em torno de 20%. “Aqui em Niterói, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), tivemos queda de 22% nos índices relacionad­os a crimes contra a vida”, completou.

Segundo Neves, apesar de segurança pública ser uma atribuição do governo do estado, o município vem adotando uma série de ações no combate à violência. Uma delas é a criação do programa Niterói Presente, nos moldes do Lapa, Méier e Centro Presente, ainda sem data para vigorar e com financiame­nto totalmente municipal.

“Evidenteme­nte que não estamos satisfeito­s com o fenômeno da violência e problemas da segurança pública, mas acreditamo­s que este auxílio também será um estímulo importante para esses profission­ais que têm atuado de forma dedicada mesmo em um cenário de grave crise administra­tiva e fiscal do estado”, declarou Rodrigo.

Para o município, essas iniciativa­s fazem com que os profission­ais trabalhem de forma cada vez mais integrada. “Principalm­ente para reduzir os índices de roubos de veículos, a transeunte­s e a residência­s, que ainda são alarmantes na Região Metropolit­ana, inclusive em Niterói”, finalizou o prefeito.

Um programa de metas com relação aos índices criminais está sendo estudado pelo município

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil