O Dia

Cambistas lesam o Flamengo

Polícia prende quatro de quadrilha que comprava ingressos com cartões clonados

-

Uma denúncia do Flamengo, feita há seis meses, levou a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informátic­a (DRCI) a desmantela­r uma quadrilha que comprava ingressos com dados de cartões clonados e os revendia no mercado de cambistas. A operação ‘Jogo Sujo’, que contou com o apoio do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, e do Tribunal de Justiça do Rio, cumpriu ontem quatro mandados de prisão, todos no Rio, e 12 de busca e apreensão, inclusive em São Paulo, onde um menor, de 16 anos, foi apreendido e confessou participaç­ão no esquema. Somente no programa sóciotorce­dor do Rubro-Negro o prejuízo foi de R$ 1 milhão. Além de jogos de futebol, eram fraudados ingressos para shows e eventos culturais, inclusive o Rock in Rio.

A quadrilha comprava os ingressos online com dados de cartões clonados. Em seguida, os vouchers eram adulterado­s para a retirada dos bilhetes, que eram revendidos. As prisões acontecera­m em Campo Grande e Realengo, na Zona Oeste; em Marechal Hermes, na Zona Norte; e em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Foram presos Jonatas Ribeiro Santiago, 19 anos, um hacker apontado como o mentor das fraudes; e Fabiano Baiense Fonseca, 38 anos, Marcos Renan Maia da Silva, 22 anos, Hugo Luiz da Silva Ribeiro, 32 anos, que eram os responsáve­is pela retirada dos ingressos com os vouchers.

“Quem compra ingresso com cambista fomenta esse tipo de indústria e pode amanhã ser vítima ao ter o seu cartão clonado”, disse a delegada Daniela Terra, titular da DRCI.

Em nota oficial, o Flamengo elogiou a ação da polícia e lançou um apelo aos torcedores para que não comprem ingressos de cambistas, pois assim estarão “causando prejuízos ao clube e alimentand­o uma cadeia de clonagem de cartões, que prejudica muitos inocentes”. O clube disse também que “seguirá reforçando os controles e as práticas de segurança na venda de seus ingressos”.

 ?? REPRODUÇÃO DE VÍDEO ?? Jonatas Santiago (à esquerda) e Fabiano: dois dos presos ontem
REPRODUÇÃO DE VÍDEO Jonatas Santiago (à esquerda) e Fabiano: dois dos presos ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil