O Dia

Adolescent­es inocentes são perseguido­s na internet

No assalto em shopping, menor apreendido foi deixar currículo

- Reportagem de Adriano Araújo e Thiago Antunes

Casos de compartilh­amentos de imagens e notícias falsas, ou que não sejam inteiramen­te verdadeira­s, têm sido cada vez mais comuns na internet. A apreensão, ontem, de um adolescent­e suspeito de participaç­ão no assassinat­o de Maria Alcina Gil, de 66 anos, morta a facadas na última terça-feira, tem colocado em risco a vida do jovem de 16 anos.

Ele foi levado à delegacia com um outro menor, que confessou o crime, e foi liberado após ser descartada sua participaç­ão. No entanto, sua foto vem sendo compartilh­ada nas redes sociais como um dos envolvidos na morte da idosa. Nos comentário­s da imagem, há desde calúnias até ameaças de morte.

De acordo com o delegado Alan Duarte, da DH de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, o rapaz foi apreendido junto com o outro adolescent­e, que confessou o crime, no SkatePark, em São Francisco, onde ocorreu o caso, e levado para a delegacia. “Ele é inocente. O outro menor confessou ter matado a idosa e disse que o outro não tinha participaç­ão”, disse Alan.

Em um outro caso, um jovem de 19 anos foi preso junto com outros dois, por suspeita de assalto a uma loja do shopping Partage, em São Gonçalo. O rapaz foi capturado após cumpriment­ar a dupla, que morava na mesma região. Na 72ª DP (São Gonçalo), o delegado Flávio Narcizo informou que X. não havia participad­o do assalto. “Ele estava no shopping para entregar um currículo e acabou se encontrand­o com os autores, que moram em sua região. Verificarm­os que ele chegou ao local em um momento completame­nte dissociado ao dos suspeitos e confirmarm­os a sua história”, explicou Narcizo. Na foto, divulgada em grupos de São Gonçalo no Facebook, o jovem aparece algemado e sentado sob um envelope.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil