O Dia

Coreia do Norte garante que Donald Trump declarou guerra

-

O ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho, acusou ontem o presidente americano, Donald Trump, de “declarar guerra” à Coreia do Norte e ameaçou derrubar os bombardeir­os dos Estados Unidos que se aproximare­m do país. No sábado, caças americanos voaram próximo à região costeira norte-coreana para enviar uma “mensagem clara” a Pyongyang, segundo o Pentágono.

“Todos os Estados-membros (da ONU) e o mundo inteiro devem claramente recordar que foram os Estados Unidos que declararam primeiro a guerra ao nosso país”, afirmou o ministro a repórteres em Nova York, onde participa da Assembleia-Geral da ONU.

“Desde que os Estados Unidos declararam uma guerra ao nosso país, temos o direito de adotar medidas, inclusive de abater bombardeir­os estratégic­os, mesmo que não estejam em nosso espaço aéreo”, acrescento­u.

PANOS QUENTES

A Casa Branca rejeitou categorica­mente as acusações de Pyongyang. “Não declaramos guerra à Coreia do Norte e, francament­e, uma tal sugestão é absurda”, declarou a porta-voz da presidênci­a americana, Sarah Huckabee Sanders.

As operações militares americanas de sábado “foram realizadas no espaço aéreo internacio­nal, em águas internacio­nais. Nós temos o direito de voar, navegar e operar em todos os lugares onde é legalmente permitido”, respondeu o porta-voz do Pentágono, Robert Manning.

No sábado, diante na ONU, Yong-ho já havia denunciado as declaraçõe­s de Trump contra o seu país, chamando-o de “demente” e “megalomaní­aco”. Por sua vez, o americano chamara Kim Jong-un de “louco”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil