O Dia

Faltou pimenta para esquentar

A banda Red Hot Chili Peppers fechou o último dia do Rock in Rio com um show curto e protocolar

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Fechando o último dia de Rock in Rio 2017, os Red Hot Chili Peppers fizeram um show protocolar. Nada que servisse para animar os que não são muito fãs - a plateia permaneceu apática e cansada em músicas da banda que definitiva­mente não marcaram época, como a quilométri­ca ‘Sir Psycho Sexy’, ‘Power Of Equality’ e ‘Right On Time’, nenhuma delas tão boa assim que justificas­se a não inclusão de ‘Scar Tissue’, ‘Suck My Kiss’, ‘Dani California’ e outras. Para compensar, teve ‘Go Robot’, ‘Californic­ation’, ‘By The Way’, que deram uma animada.

O show foi curto (1h30), e a atuação de Josh Klinghoffe­r na guitarra mais uma vez deu saudade de John Frusciante... Enfim, o eterno ponto fraco dos RHCP (a bipolarida­de entre canções excelentes e balanços que não vingam) marcou a noite. Rolaram referência­s bacanas em determinad­os momentos do show, como a versão do grupo para ‘Now I Wanna Be Your Dog’, dos Stooges, e Klinghoffe­r puxando na guitarra a introdução de ‘Menina Mulher da Pele Preta’, de Jorge BenJor, reconhecid­a e cantada pelo público.

COLEÇÃO DE HITS

Num dia especial para a geração que começou a descobrir o rock entre os anos 1990 e 2000, o Capital Inicial abriu o Palco Mundo prometendo um apanhado de hits “dos longos anos de rock’n roll da banda”. Foram de músicas mais recentes como ‘O Bom, o Mau e o Indiferent­e’ a hinos do grupo nos anos 1980, como ‘Independên­cia’ e ‘Fátima’ (um original do Aborto Elétrico, primeiro grupo de Renato Russo, que Dinho Ouro-Preto contou no palco ter ouvido aos 16 anos e “não sabia que existia rock assim em português”).

O Offspring, que tocou no Palco Mundo depois do Capital, sofreu com dois males: o cantor Dexter Holland anda precisando se cuidar para manter o pique nos shows, e o Palco Mundo de 2017 chega ao fim sem que ninguém resolva seus problemas de som. Em cada momento do show, algum instrument­o ficava com som baixo, quando isso não acontecia com a voz de Dexter - nas laterais do palco, ficava tudo inaudível em vários momentos. O grupo jogou para a plateia e só mandou hits, incluindo ‘Why Don’t You Get a Job’, ‘The Kids Aren’t Alright’ e ‘Americana’. Quem queria ouvir hits da fase menos pop do grupo, como ‘All I Want’, ‘Come Out And Play’ e ‘Bad Habit’, saiu satisfeito.

Na sequência, o 30 Seconds To Mars subiu no palco, liderado pelo cantor e ator de Hollywood Jared Leto. Como já havia feito no show de 2013, ele deslizou pela tirolesa. Jared ainda chamou cerca de 40 fãs para subirem no palco em ‘Do or Die’, e ainda teve uma participaç­ão do rapper Projota com Jared e sua banda em ‘Walk On Water’.

Acima, Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers: último show do Rock in Rio. À dir., o cantor e guitarrist­a Dexter Holland, do Offspring: problemas com o som

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA ??
DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil