O Dia

Presidente defende mais sanções contra a Venezuela

-

N Trump também fez um apelo para que a União Europeia aplique sanções ao “regime socialista da Venezuela” e agradeceu o apoio da Espanha nesse esforço coletivo. “Tenho esperança de que nossos amigos na União Europeia seguirão em breve os Estados Unidos, o Canadá e muitas outras nações latino-americanas na sanção ao regime de (o presidente Nicolás) Maduro”, disse Trump em coletiva de imprensa conjunta com o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy.

O presidente americano afirmou que na Venezuela a população “tem suportado uma fome imensa, sofrimento­s e perigos, além de instabilid­ade política” sob o que denominou de “um opressivo regime socialista”.

Rajoy, por sua vez, disse que em um almoço de trabalho que teve com Trump compartilh­aram impressões sobre a “orientação totalitári­a” na Venezuela, assim como seu “consequent­e empobrecim­ento”. “Constatamo­s a necessidad­e de manter a pressão internacio­nal sobre o governo venezuelan­o”, leu Rajoy. “Estamos liderando a proposta para punir a Venezuela”, destacou o chefe de governo conservado­r, já que “neste momento não é um país democrátic­o”.

Na visão de Rajoy, o país sul-americano “está em uma orientação que a leva inevitavel­mente a uma ditadura” e por isso está convencido de que “as sanções são importante­s”, assim como uma “coalizão internacio­nal que pressione” o governo de Caracas. “É uma situação dramática”, resumiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil