O Dia

Tropas do Exército saem da Rocinha

Tropas atuavam a pedido do Governo Pezão para conter disputa pelo controle do tráfico na favela

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

Ministro anuncia a retirada dos 950 militares das Forças Armadas, após uma semana de atuação devido a conflitos de facções. Prefeito anuncia projetos na comunidade, e cai comandante das UPPs. Polícia apreende uma tonelada de maconha na Maré.

Após sete dias de atuação, os 950 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutic­a começam a sair hoje da Rocinha. A informação foi confirmada ontem pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. A presença das Forças Armadas foi solicitada pelo governo estadual, devido aos confrontos armados entre traficante­s da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA). Ontem, o último dia da presença militar foi marcado pelo resgate de dois jovens que estavam sendo torturados por traficante­s.

Segundo o Comando Militar do Leste, dois adolescent­es de 16 anos foram salvos por Fuzileiros Navais após terem sido torturados por quase uma hora por traficante­s da quadrilha de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem. Em nota, a Secretaria de Segurança informou que uma das vítimas usava um boné com a inscrição ‘Jesus é dono desse lugar’. A frase faz alusão à quadrilha do Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, que aparece em fotos utilizando um cordão de ouro com a inscrição. Os autores do crime já foram identifica­dos.

A disputa pelo tráfico de drogas local entre as quadrilhas de Nem e de Rogério 157 é o motivo dos tiroteios que deixaram moradores reféns na favela.

COMANDANTE EXONERADO

O comando da PM exonerou o coronel André Luiz Belloni da coordenado­ria das Unidades de Polícia Pacificado­ra, dez dias após a guerra da Rocinha. O novo comandante das UPPs é o coronel Samir Vaz Lima. Em nota, a assessoria da PM informou que a exoneração “faz parte do processo de reestrutur­ação das UPPs anunciado em agosto”. Procurado, o comandante-geral, coronel Wolney Dias, negou que a saída de Belloni tenha relação com o episódio na Rocinha. “A saída já estava prevista”, disse.

 ??  ??
 ?? DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA ?? Mais de 950 militares do Exército, Marinha e Aeronáutic­a ocuparam por sete dias a comunidade
DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA Mais de 950 militares do Exército, Marinha e Aeronáutic­a ocuparam por sete dias a comunidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil