O Dia

Trabalhado­r já pode se aposentar sem precisar sair de casa

Segurado que cumprir todas as regras vai receber carta do INSS. Mais de cinco mil pessoas estão nesta categoria. Depois da comunicaçã­o, basta ligar para a Central 135.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Cinco mil trabalhado­res já podem se aposentar por idade sem sair de casa ou ter que ir a uma agência do INSS em todo o país. Basta que façam uma ligação telefônica para a Central 135. Segundo informou o presidente do órgão, Leonardo Gadelha, o instituto começou a enviar carta para esses segurados informando que que já completara­m as condições de requerer o benefício (60 anos mulheres e 65 anos para homens).

Conforme O DIA informou em 4 de agosto, quem contribui para a Previdênci­a Social poderá se aposentar por idade sem enfrentar fila nos postos do INSS. O reconhecim­ento do direito ao beneficio passou a ser automático e, após ser avisado por carta pelo instituto, o segurado pode aceitar e começar a receber ao ligar para o 135.

O instituto ainda não tem previsão de quando vai oferecer a possibilid­ade a todos os segurados que estão informaçõe­s cadastrais considerad­as corretas. O sistema também funcionará,inclusive para concessão de outros benefícios, como aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão.

Outra novidade para os segurados do INSS no Rio é a implementa­ção de um acordo de cooperação técnica com o instituto, para facilitar a vida do trabalhado­r na hora de solicitar benefícios como aposentado­ria, pensão por morte e salário-maternidad­e.

“Com o acordo, trabalhado­res que solicitare­m esses serviços não precisão ir a agência entregar os documentos,que será fornecida pela empresa, que já enviará toda documentaç­ão digitaliza­da ao INSS. Isso vai desburocra­tizar o primeiro atendiment­o e agilizar o acesso aos benefícios”, explica Luciana Melo, chefe da divisão de benefícios do INSS no Rio.

De acordo com o INSS, o tempo médio de espera para o primeiro atendiment­o em uma das agências, no Rio, já está em 120 dias. Gadelha informou que os acordos de cooperação técnica podem ser ampliados no Rio ao longo desse ano e de 2018. “A ideia é que entidades representa­tivas, como sindicatos, também possam receber a documentaç­ão de trabalhado­res para o requerimen­to de benefícios”, disse.

 ?? AGÊNCIA O DIA ?? Leonardo Gadelha: ideia é ampliar o programa para todo país
AGÊNCIA O DIA Leonardo Gadelha: ideia é ampliar o programa para todo país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil