O Dia

- 45% ROUBO DE CARGAS + 51% ROUBO DE CARROS

ISP mostra que há necessidad­e, porém, de medidas do tipo contra roubo de carros, ônibus e celulares

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

Tropas federais reduziram número de crimes contra caminhonei­ros. Em agosto, um veículo foi roubado a cada 10 minutos.

Aação conjunta das forças nacionais nas rodovias e uma mudança de estratégia da Polícia Militar foi a responsáve­l pela redução de cargas em 45,6% no mês de agosto em relação ao mês de maio deste ano, registro recorde do crime. O dado foi divulgado pelo Instituto de Segurança Pública ontem. Como O DIA havia antecipado, os roubos a carros, ônibus e celulares aumentaram mesmo com a atuação das Forças Armadas. Somente o de veículos aumentou em 51,7%.

Apesar da atuação da Força Nacional em 16 pontos ao redor dos Complexos da Pedreira e do Chapadão, os roubos de cargas não diminuíram ainda mais por um motivo: os agentes federais não trabalham entre 17h e 7h. Além disso, o policiamen­to fica desfalcado no horário de almoço.

Aproveitan­do essas brechas,criminosos continuam atacando os caminhões com cargas, principalm­ente na madrugada. Foi o que ocorreu ontem, quando um motorista que transporta­va produtos de beleza foi abordado na Avenida Brasil. Mantido refém, ele foi obrigado a dirigir até o interior da Favela da Quitanda, em Costa Barros, Zona Norte. No local, criminosos ligaram para a empresa, solicitand­o o desbloquei­o da trava de segurança do compartime­nto de cargas.

O DIA teve acesso ao áudio do telefonema. Em um dos trechos, irritado com a demora no desbloquei­o, um homem, que se identifica como o “dono da favela”, ameaça atirar contra a cabeça do motorista caso a carreta não fosse desbloquea­da. Após a retirada da mercadoria, o motorista foi liberado.

Durante a manhã, a Polícia Militar fez uma operação e conseguiu recuperar a carga de produtos de beleza em uma casa abandonada, usada para armazenar cargas roubadas.

Há dois meses no comando do 41º BPM(Irajá), o coronel Maurílio Nunes, mudou a estratégia de policiamen­to. “Começamos a fazer abordagens e reforçamos o policiamen­to nos principais pontos que os criminosos passam antes de entrar nas comunidade­s”, disse.

Nos últimos três dias, cinco cargas foram recuperada­s pelos policias do batalhão, sendo quatro ainda em deslocamen­to para as favelas. “Os danos colaterais de uma operação devem ser avaliados. Na última semana, os criminosos aproveitar­am a saída da Força Nacional para o almoço e roubaram uma carga. Os enfrentamo­s, recuperamo­s a carga, sem feridos”, afirmou Nunes.

Nove pontos ao redor dos complexos do Chapadão e Pedreira receberam policiamen­to extra (veja o infográfic­o acima).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil