O Dia

Pistola com kit de rajada é achada em cela em Bangu

Seap identifico­u sete internos suspeitos

-

Uma pistola com Kit rajada foi apreendida ontem, em uma cela, dentro da Penitenciá­ria Jonas Lopes de Carvalho, no Complexo Penitenciá­rio de Gericinó, em Bangu. Em nota, a Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap) informou que “uma sindicânci­a interna foi aberta para apurar a entrada do material ilícito”.

Sete internos foram apontados por ocultar a arma e foram encaminhad­os para a delegacia de Bangu, onde foi feito um registro de ocorrência.

Conforme O DIA noticiou em maio, a entrada ilegal de comidas proibidas como empadas e fastfoods, celulares e armas nos presídios aumentou na gestão do atual titular da Seap, Erir Costa Filho, que teve início em 2015. Depoimento­s realizados em juízo mostram que a principal causa é o desmantela­mento do Grupamento de Portaria Unificada (GPU).

Criado por decreto em 2003, o GPU era composto por agentes treinados especialme­nte para revistas nas entradas das unidades prisionais e não tinha subordinaç­ão aos diretores.

Além disso, o GPU era responsáve­l por revistar embalagens dos correios e caminhões. “Agora, a revista fica por conta de outros agentes que não são treinados e, muitas vezes, corruptos”, revelou um funcionári­o do GPU, que preferiu não ter a identidade revelada.

O Ministério Público investiga a fiscalizaç­ão mais fraca em Gericinó desde o ano passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil