O Dia

O que falta para mudar o Ensino Médio?

Sancionada, reforma só deve ser homologada no ano que vem

-

As mudanças são muitas, como o DIA vem mostrando. Mas, afinal, quando passam a valer as novidades determinad­as pela reforma do Ensino Médio, sancionada em fevereiro deste ano pelo governo federal?

Ainda vão demorar um pouco. A nova estrutura depende da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser colocada em prática. Costurada por especialis­tas e pela população por meio de participaç­ão virtual e audiências públicas, a base deve ser apresentad­a ao Conselho Nacional de Educação (CNE) ainda este ano e homologada — reconhecid­a oficialmen­te — a partir do ano que vem.

Depois de publicada a BNCC, que vai embasar os currículos do Ensino Médio, as instituiçõ­es educaciona­is, sejam elas públicas ou privadas, terão que estabelece­r um cronograma de implementa­ção das novidades. Feito isso, as mudanças devem entrar em vigor no segundo ano letivo subsequent­e — 2020, portanto.

Apesar disso, a reforma já vale como lei. Algumas medidas que não dependem da BNCC, como o aumento progressiv­o da carga horária anual, já podem ser aplicadas pelas escolas.

No infográfic­o ao lado, uma linha do tempo do projeto da reforma, que passou pelas casas legislativ­as e sofreu alterações antes de ser sancionado pela Presidênci­a da República.

Aumento progressiv­o de carga horária anual já pode ser aplicada pelas escolas

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil