O Dia

Catalunha ameaça declarar independên­cia na segunda

Eurocâmara pede por diálogo entre Barcelona e Madri. Discurso do rei desagrada aos organizado­res do referendo da separação

- > Barcelona Com Agência France-Presse

Os partidos separatist­as da Catalunha preparam os últimos passos para a declaração unilateral de independên­cia, provocando chamados ao diálogo da Comissão Europeia e uma forte queda da Bolsa de Madri. Na próxima segunda-feira, o presidente regional, Carles Puigdemont, deve comparecer perante o Parlamento catalão para avaliar os resultados do referendo proibido de domingo. “Em função do desenvolvi­mento da reunião, poderá ocorrer a declaração de independên­cia”, explicou uma fonte.

Puigdemont acusou ontem o rei da Espanha de ignorar “deliberada­mente milhões de catalães” separatist­as em seu discurso solene, proferido na véspera. “Assim não”, respondeu diretament­e Puigdemont ao rei Felipe VI, que em mensagem institucio­nal de terça-feira acusou de “deslealdad­e” os líderes catalães que organizara­m o referendo. “O rei perdeu ontem uma oportunida­de de dirigir-se a todos os cidadãos a quem deve a Coroa”, disse Puigdemont.

“O rei faz seu o discurso e as políticas do governo de Mariano Rajoy, que têm sido catastrófi­cas com relação à Catalunha, e ignora deliberada­mente milhões de catalães que não pensamos como eles”, afirmou Puigdemont.

O governo central, por sua vez, não descarta suspender a autonomia da região.

A escalada da crise gera inquietaçã­o no continente e, pela primeira vez, a Eurocâmara debateu a questão. “Chegou o momento de dialogar, de trabalhar dentro da ordem constituci­onal da Espanha”, disse o vice-presidente Frans Timmermans.

 ?? AFP/LLUIS GENE AFP/CASA REAL/FRANCISCO GOMEZ ?? Dirigente Carles Puigdemont criticou ontem o discurso do rei Felipe VI
AFP/LLUIS GENE AFP/CASA REAL/FRANCISCO GOMEZ Dirigente Carles Puigdemont criticou ontem o discurso do rei Felipe VI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil