O Dia

CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO

Mesmo com avanço na medicina, prevenção é a saída para evitar o problema cardíaco

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Apesar dos avanços da medicina, o infarto ainda mata milhares de pessoas. Confira 10 dicas para prevenir o problema.

Ojornalist­a Helton Fraga, de 50 anos, nunca esquecerá do dia 10 de fevereiro de 2015, data em que, como diz o velho ditado, nasceu de novo. Eram duas horas da manhã, quando acordou com sede. Voltando da cozinha, após beber água, sentiu vertigem e uma forte dor no peito, que irradiou para os braços e costas. Suando frio, acordou a esposa, a professora de inglês Tatiana Campelo, 38, que percebeu que ele estava infartando. Em 15 minutos, ela o conduziu até o hospital mais próximo.

“Tatiana foi o meu anjo da guarda salvador. Devo minha vida a ela. Segundo os médicos, se tivéssemos demorado mais 10 minutos, eu morreria”, lembrou Helton, emocionado. Afinal, ele é exceção em casos de problemas cardiovasc­ulares fulminante­s, que, por ano, levam 350 mil brasileiro­s a óbito. Em todo o mundo são 17,5 milhões de mortes a cada 12 meses.

As últimas notícias relacionad­as a doenças coronárias trazem nova e revolucion­ária visão sobre o assunto. Com base em sólido e duradouro estudo mundial, por exemplo, pesquisado­res estão chegando à conclusão de que gorduras, inclusive as de origem animal, não fazem tão mal assim e que até chegaram a reduzir índices de mortalidad­e. Outra boa notícia está vinculada à descoberta de um novo medicament­o que promete estancar hemorragia em até cinco minutos durante as cirurgias.

Mas para diminuir os riscos de ser vítima de um infarto, algumas dicas devem ser empregadas no dia a dia, como uma dieta equilibrad­a, com frutas, verduras e legumes, a prática de exercícios regularmen­te e, claro, estar sempre ligado aos exames de rotina, principalm­ente para checar o nível de glicose e colesterol no organismo.

De acordo com a Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), o infarto é atualmente a principal causa de morte no Brasil, ultrapassa­ndo o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o derrame. Para o médico Marcelo Bertolami, diretor da área científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologi­a, apesar dos avanços da medicina, a prevenção ainda continua sendo a melhor forma de se evitar graves problemas para o coração.

“Houve avanços, como a obtenção de medicament­os gratuitos junto ao governo federal para o controle da hipertensã­o. Mas faltam campanhas duradouras, principalm­ente por parte dos órgãos públicos”, lamentou Marcelo, que recomenda o abandono do álcool, cigarros e a perda de peso para quem quiser viver mais. “A prevenção evita sérios problemas e tem custo mais barato, tanto para a saúde pública, quanto para o bolso dos cidadãos”, defendeu.

Moderação em alimentos gordurosos, controle de peso, abandono de vícios e exercícios regulares são fundamenta­is

BRUNO HERINGER, médico

 ??  ??
 ??  ??
 ?? BANCO DE IMAGENS ??
BANCO DE IMAGENS
 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? O jornalista Helton Fraga mudou de hábitos após o susto há dois anos
ARQUIVO PESSOAL O jornalista Helton Fraga mudou de hábitos após o susto há dois anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil