O Dia

Estudo: carboidrat­o é pior que gordura

-

> A informação bombástica de que as gorduras não são os principais vilões do coração, como se pensava, mas sim os carboidrat­os, foi a mais polêmica e discutida no Congresso Fluminense de Cardiologi­a, realizada pela Sociedade de Cardiologi­a do Estado (Socerj), em setembro, em Búzios. A pesquisa Prospectiv­e Urban Rural Epidemiolo­gy (PURE), da Universida­de de Hamilton, no Canadá, apresentou novidades que fez, literalmen­te, disparar o coração de 600 especialis­tas no encontro.

O estudo, com 135 mil pessoas em 18 países, em sete anos, mostrou que a alta ingestão de carboidrat­os gera grande risco de mortalidad­e cardiovasc­ular. A ingestão de gorduras, conforme o levantamen­to, está surpreende­ntemente associada a menores riscos. As pessoas que mais consumiram gorduras tiveram redução de 23% no risco de mortes, além de 18% a menos de chances de ter AVC.

“Esse estudo poderá mudar nossas diretrizes. Entretanto, a moderação no consumo desses alimentos, o controle de peso e exercícios com acompanham­ento médico continuam sendo fundamenta­is, assim como a prevenção”, ponderou o cardiologi­sta Bruno Heringer. Outro tema referiu-se a novo agente que estanca hemorragia durante cirurgia em cinco minutos, conforme o estudo de nome Re-verse AD.

Falando em prevenção, Helton Fraga revelou que sua mãe já falecida sofreu infarto duas vezes. “Se tivesse ido ao médico regularmen­te, já que ausência de sintomas não é sinônimo de saúde (tanto para homens, mas especialme­nte para mulheres), eu não estaria gastando R$ 800 mensais com medicament­os”, lamentou.

Hoje, passado o susto, ignorando formas de estresse e pesando 13 quilos a menos, Helton diz que nunca curtiu tanto a vida. Henrique, 20, e Carolina, 15, frutos do primeiro casamento, e Gael, 7, filho dele com Tatiana, atestam. Entre eles, coração não é mais sinal de perigo, mas só de amor, com o famoso símbolo vermelho trocado em suas dedicatóri­as. Haja coração!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil