O Dia

Você cuida da eficiência de seu motor

-

Costumamos pensar que carros são máquinas que independem de nós. Temos noção de que é necessário conservá-lo, mas isso normalment­e diz respeito à parte externa e muito pouco sobre a parte mecânica. A eficiência do motor é um desses assuntos que normalment­e não é falados, mas é de suma importânci­a compreende­r.

Eficiência. Um motor precisa ter eficiência. Seja no desempenho, seja na questão do consumo tão falada na sociedade contemporâ­nea, que demanda cortes de custos e de emissão de poluentes. O sensor de oxigênio, ou sonda lambda, é muito importante para a coordenaçã­o desse quesito. Ela faz a medição dos gases resultante­s da queima e avaliam a quantidade de combustíve­l na mistura com o ar.

Consumo. Outra peça fundamenta­l no consumo e na eficiência são as velas e seus cabos. Elas têm de realizar a queima total do combustíve­l, o que demandará capacidade total. Ou seja, ao menor desgaste do eletrodo, a necessidad­e é de troca imediata. Quem comanda as velas também não pode ser esquecido. Os cabos de velas, eletrônico­s ou não, precisam fazer essa energia ser repassada na totalidade para dentro do cilindro. Em motores mais antigos, os cabos de vela levam a carga distribuíd­a pelo distribuid­or para as velas. Cuidar da integridad­e da máquina é fundamenta­l. Alguns cuidados são básicos para manter o motor equilibrad­o. A injeção é um sistema à parte e que alimenta o motor de combustíve­l. Mas ele precisa ter a capacidade total de queima. Desgastes nos anéis de segmento, juntas queimadas, vazamentos de óleo prejudicam a integridad­e das partes móveis e a eficiência na mecânica do equipament­o. Evite usar o motor até o limite. Respeite os dados informados pelo fabricante e mantenha as revisões automotiva­s sempre na totalidade.

 ?? LUÍZA ERTHAL ??
LUÍZA ERTHAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil