O Dia

Especialis­ta em Direito Administra­tivo vê falhas no projeto

-

Peixinho ressalta que servidor tem que ser capacitado e se sentir valorizado

● Para o especialis­ta em Direito Administra­tivo e professor de Direito da PUC-Rio, Manoel Peixinho, o projeto apresenta falhas, devido aos critérios subjetivos de avaliação. Além disso, ele afirma que a iniciativa da proposta deveria ser do Poder Executivo, já que o tema trata de servidor público. Peixinho acrescenta ainda que o correto seria uma uma proposta de emenda à Constituiç­ão e não projeto de lei (o projeto do Senado é para regulament­ar artigo da Constituiç­ão Federal).

“A aprovação de uma comissão (avaliadora) composta pelo chefe e mais dois compromete o critério de objetivida­de da avaliação”, disse ele, que opinou: “Deveria ter um setor independen­te, autônomo, fora da estrutura imediata da administra­ção pública que fizesse essa avaliação periódica do servidor a partir de critérios que fossem objetivos. E, é claro, esses critérios teriam que ser mensurávei­s por meio de preenchime­nto de formulário­s de avaliações dos colegas de trabalho”.

O advogado frisou ainda que não poderá haver margem para subjetivid­ade. E sobre a comissão composta pela chefia e mais dois servidores, o jurista acredita que os funcionári­os subordinad­os ao superior hierárquic­o poderão sofrer pressões.

Ele lembrou também que há muitos casos na Justiça em que servidores tiveram que questionar critérios de promoção e ascensão. “Então, obviamente, a proposta é uma falha, porque deixa um espaço enorme para a subjetivid­ade”, disse.

“O servidor tem que ser capacitado, preparado. Então, antes de criarem critérios de avaliação, seria importante que o Estado fornecesse programa de capacitaçã­o técnica, em que eles se sentissem humanizado­s, capacitado­s e, principalm­ente, valorizado­s”, finalizou.

 ?? LULA APARÍCIO/ DIVULGAÇÃO OABRJ ?? Peixinho diz que deveria ser proposta Emenda à Constituiç­ão
LULA APARÍCIO/ DIVULGAÇÃO OABRJ Peixinho diz que deveria ser proposta Emenda à Constituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil