O Dia

PMs que resgataram vítimas de incêndio podem ser promovidos.

PMs salvam vítimas em carro em chamas e podem ser promovidos

-

“Só passava na minha cabeça que não poderia deixar aquela pessoa ali. Quando conseguimo­s tirar a segunda vítima do carro, foi como um sopro de vida”, disse o cabo Ronaldo Galoni, 32 anos, ao descrever o que sentiu ao salvar duas vítimas presas às ferragens de um veículo em chamas, em Itaperuna, no noroeste fluminense. O ato de heroísmo pode acabar com a promoção dele, do sargento Jorge Emiliano Magalhães e do cabo Thiago Vieira, que também participar­am da ação.

A repercussã­o foi quase instantâne­a, já que o resgate da primeira vítima foi filmado e postado nas redes sociais. Assim que viu as imagens, o comandante-geral, coronel Wolney Dias, resolveu abrir um pedido por promoção por bravura. O coronel justificou o ato, que deverá ser analisado por uma comissão, de acordo com o regulament­o. “Foi uma ação corajosa dos policiais. Eles arriscaram a própria vida e mais uma vez demonstrar­am ser os heróis da sociedade e que estão sempre prontos para dar a sua vida em prol da defesa da população”.

“Meu filho mais velho postou no Facebook dele o vídeo e escreveu ‘meu herói’. Isso não tem preço. Mas sei que todos os dias colegas arriscam a vida para proteger a de outros”, disse o sargento Magalhães, que tem dois filhos.

No vídeo, é possível ver o resgate da primeira vítima, que é retirada após os policiais forçarem a porta. Já o motorista estava desacordad­o e ajoelhado entre o banco e o volante.”Entramos no carro. Meu rosto ficou a cinco centímetro­s do parabrisa, que começou a trincar pelas chamas. Não sei de onde o Vieira tirou forças para conseguir quebrar o banco”, disse Galoni.

Apenas dez segundos após a retirada do motorista, o fogo tomou conta do veículo. As vítimas continuam internadas no hospital do município. “O motorista estava com a cabeça sangrando muito. Fiquei com ele no chão, até os bombeiros chegarem”, contou o cabo, que estava nas suas primeiras horas com a patente. Há seis anos na corporação, ele tinha sido promovido na sexta-feira.

 ?? REPRODUÇÃO DE VÍDEO ?? Dez segundos após retirada do motorista, fogo tomou conta do carro
REPRODUÇÃO DE VÍDEO Dez segundos após retirada do motorista, fogo tomou conta do carro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil