O Dia

INDIO: ‘PAES É IRRESPONSÁ­VEL’

-

■ Pré-candidato ao governo estadual, Indio da Costa (PSD) terá o apoio do prefeito Marcelo Crivella (PRB) em 2018. Secretário de Urbanismo, Infraestru­tura e Habitação, tem feito agendas nas zonas Norte e Oeste. Quer angariar a simpatia do eleitorado das classes Ce D que votou em Crivella. Não importa o tema da pergunta, a resposta invariavel­mente culmina na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes (PMDB), adversário na corrida ao Palácio Guanabara.

■ ODIA: No primeiro turno da eleição, você foi um dos adversário­s mais agressivos com Crivella. Por que decidiu apoiá-lo no segundo turno? ● Indio: Primeiro, porque era contra o Freixo. Imagina nessa situação de violência que a gente está... se fosse o Psol no comando ia ser ainda pior. Segundo, porque Crivella tinha a mesma lógica de quebrar a visão do PMDB. Eduardo tinha 35 secretaria­s. Nós temos 11.

■ Qual o principal acerto do governo até agora? ● O Crivella criou um gabinete de gestão institucio­nal para tratar de Segurança Pública. Entrou no tema. Na gestão passada a prefeitura evitava, dizia que era um problema do governo do estado. O Eduardo odeia tratar de Segurança Pública. Empurrava com a barriga. Achava que gerava desgaste. Outro acerto do Crivella foi ter estruturad­o a máquina para gastar menos num momento de crise.

■ Você concorda com o aumento do IPTU?

● Infelizmen­te era necessário, por conta da irresponsa­bilidade do passado.

■E o principal erro?

● (Pausa de 14 segundos) É difícil criticar. Acompanho de perto e vejo o tamanho da irresponsa­bilidade herdada. Tem muita coisa que Crivella e eu divergimos. São divergênci­as positivas.

■ Por exemplo?

● São detalhes que vão se resolvendo ao longo do tempo. Nada pontual.

■ O que é a “irresponsa­bilidade herdada”?

● O que foi feito na prefeitura para que o Eduardo conseguiss­e fechar as contas. Inventaram uma matrícula falsa para cancelar os empenhos, porque não tinha dinheiro em caixa para pagar no ano seguinte. Essas dívidas sumiram da contabilid­ade pública. Empresas quebraram por causa disso.

■ Você diz que Paes é irresponsá­vel?

● Em 25 anos de política, essa é a maior irresponsa­bilidade que eu já vi na história. O Eduardo colocou a Prefeitura do Rio no mesmo modelo do PT nacional e do PMDB no estado. Você gasta, pega mais empréstimo, empurra a dívida para frente, e quando a dívida explodir você não é mais o governante.

■ Você e Paes são précandida­tos ao governo. Como atrair partidos para a sua coligação sendo que Paes deve ter o apoio de exímios articulado­res como Jorge Picciani (PMDB) e Rodrigo Maia (DEM)?

● A única coisa certa na política estadual é a catástrofe da administra­ção do PMDB. Entendo que o desgaste do PMDB é enorme. E, mesmo que mude de partido, o desgaste do Paes também é enorme.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil