O Dia

Questão de identidade

- Subsecretá­rio municipal da Pessoa com Deficiênci­a do Rio Geraldo Nogueira

Tramita no Senado projeto de lei (PLS 346/2017) do senador Hélio José (PMDB/DF) que permite a inclusão do registro da condição de pessoa com deficiênci­a em documentos de identidade. Segundo a proposta, basta o interessad­o solicitar à Secretaria de Segurança Pública a inclusão da informação no documento, juntando ao pedido comprovaçã­o da deficiênci­a.

O fato de o PLS prever a opção individual pela inclusão da condição de deficiênci­a na identidade traz positivida­de à proposta legal e pode ajudar a não ferir as vulnerabil­idades individuai­s. Assim, os que quiserem poderão abreviar o árduo caminho de provar a condição de pessoa com deficiênci­a através da prévia informação no documento de identidade. No entanto, quando tramita um processo administra­tivo sobre a condição de deficiênci­a, a identifica­ção documental pode agilizar os procedimen­tos, facilitand­o enormement­e a vida de quem tem a responsabi­lidade de analisar toda documentaç­ão para a concessão de um benefício.

A maior preocupaçã­o vai para o fato de que inúmeros indivíduos desejam a caracteriz­ação da condição de pessoa com deficiênci­a com o objetivo de usufruir os benefícios alcançados, a duras penas, pelos movimentos sociais do segmento. Por isso, o que precisa ser discutido é a ampliação do conceito de beneficiár­io aos direitos das pessoas com deficiênci­a, pois essa ampliação poderá inviabiliz­ar o gozo do direito por quem realmente necessita. Um ‘cadeirante’, em muitos momentos, não pega fila preferenci­al e já disputa a utilização da vaga reservada de estacionam­ento com indivíduos que têm deficiênci­a leve ou somente em membros superiores.

Esse momento de discussão do PLS vem como uma oportunida­de para reduzir essa injustiça, devendo a discussão pelos movimentos sociais e na Câmara dos Deputados focar na facilidade ou dificuldad­e que esta novidade trará aos que tentam usufruir indevidame­nte os benefícios garantidos às pessoas com deficiênci­a.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil