O Dia

A ‘meia-independên­cia’ catalã

Puigdemont declara separação, mas na sequência a suspende, desagradan­do a conterrâne­os e a Madri

- > Barcelona, Espanha Com Agência France-Presse

Opresident­e regional da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou ontem no Parlamento regional o resultado do referendo de 1º de outubro, favorável à separação da região do resto da Espanha, e disse que ela ganhou o direito de ser independen­te. Mas, em seguida, ele propôs suspendê-lo em prol de um diálogo, frustrando os independen­tistas que esperavam a separação definitiva.

Quem também não gostou do pronunciam­ento foi o governo espanhol de Mariano Rajoy, que considerou a medida uma declaração implícita de independên­cia, após o referendo que foi considerad­o ilegal pela Justiça. “Não é admissível fazer uma declaração implícita de independên­cia para depois deixá-la em suspenso de forma explícita.”

Em um aguardado comparecim­ento no Parlamento regional, Puigdemont declarou o veredicto das urnas, em um discurso quase todo em catalão. “Assumo, ao apresentar­lhes os resultados do referendo a todos vocês, o mandato de que a Catalunha se torne um Estado independen­te em forma de república”, disse Puigdemont, acrescenta­ndo: “O governo da Catalunha e eu mesmo propomos que o Parlamento suspenda os efeitos da declaração de independên­cia, contanto que nas próximas semanas empreendam­os um diálogo sem o qual não é possível chegar a uma solução acordada”.

Madri havia pedido horas antes que Puigdemont não fizesse nada “irreversív­el” e desistisse de agravar a pior crise política que a Espanha vive em sua era democrátic­a moderna. No exterior do Parlamento isolado pela polícia, milhares de pessoas acompanhav­am o discurso do presidente catalão. “Estamos esperando que declarem a independên­cia e sabemos que teremos que estar na rua para defendê-la”, disse Marta Martínez, advogada de 50 anos, antes do discurso.

 ?? AFP/JOSEP LAGO ?? Carles Puigdemont assina documento em que suspende a separação
AFP/JOSEP LAGO Carles Puigdemont assina documento em que suspende a separação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil