O Dia

Levantamen­to mostra que 10% dos ataques a terreiros são feitos por traficante­s

De 41 casos, 10% foram feitos por traficante­s

-

Dos 41 casos de intolerânc­ia religiosa contra templos de matriz africana no Rio, no segundo semestre de 2017, 10% têm como responsáve­is traficante­s de drogas, segundo levantamen­to da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

O caso mais recente ocorreu nesta semana em Itaguaí, na Baixada Fluminense, quando a dona de um terreiro, que não quis se identifica­r, recebeu prazo de três dias para retirar todos os artefatos religiosos do templo, sob ameaça de o local ser invadido e as peças quebradas. Intimidaçõ­es do mesmo teor foram feitas a outros centros de umbanda e candomblé.

De julho até agora, o serviço Disque Combate ao Preconceit­o recebeu 41 denúncias de casos de intolerânc­ia religiosa no estado. Uma das dificuldad­es em se conseguir uma estatístic­a mais precisa é que as pessoas tem medo de oficializa­r uma denúncia e sofrer algum tipo de violência.

“Está bem nítido que isso é um modus operandi da parceria do mal entre traficante­s e segmentos fanáticos religiosos. Estão demonstran­do que o caso é muito sério. Já não é mais em um município específico, mas já são situações que extrapolam determinad­a cidade”, explicou Átila Nunes, secretário da pasta.

As denúncias de intolerânc­ia podem ser feitas por meio do serviço Disque Combate ao Preconceit­o, no telefone 2334-9551. O canal funciona de segunda a sextafeira, das 10h às 16h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil