Po­lí­cia ‘re­a­bre’ in­ves­ti­ga­ção de abu­so con­tra pro­du­tor

Ca­so acon­te­ceu em 2004 em No­va York, on­de cri­mes se­xu­ais não pres­cre­vem

O Dia - - MUNDO - > No­va York, Es­ta­dos Uni­dos Com Agência France-Pres­se

Apo­lí­cia de No­va York es­tá in­ves­ti­gan­do de­nún­cia de abu­so se­xu­al apre­sen­ta­da con­tra o pro­du­tor de Hollywo­od Har­vey Weins­tein em 2004. Na­que­le es­ta­do não há li­mi­tes pa­ra pres­cri­ção do cri­me. De acor­do com o ‘Daily News’, a po­lí­cia vai apu­rar a acu­sa­ção de Lu­cia Evans, pu­bli­ca­da ter­ça na ‘New Yor­ker’.

Evans afir­ma que, em 2004, quan­do so­nha­va em in­gres­sar na in­dús­tria ci­ne­ma­to­grá­fi­ca, foi abu­sa­da pelo pro­du­tor, que lhe for­çou a pra­ti­car se­xo oral ne­le, em seu es­cri­tó­rio. “Ele me ata­cou”, dis­se Evans ao jornalista Ro­nan Far­row, au­tor da re­por­ta­gem da ‘New Yor­ker’. “Ele me for­çou a pra­ti­car se­xo oral ne­le”, afir­mou. “Eu dis­se, vá­ri­as ve­zes, ‘Eu não que­ro fa­zer isso, pa­re, não’. Eu ten­tei ir em­bo­ra, mas não que­ria chu­tá-lo, ou lu­tar com ele”.

Não es­tá cla­ro se Evans de­nun­ci­ou, na épo­ca, a agres­são à po­lí­cia, que não quis dar de­ta­lhes so­bre o as­sun­to. Na re­por­ta­gem, ou­tras du­as mu­lhe­res afir­mam ter si­do vi­o­la­das pelo pro­du­tor.

Weins­tein também é al­vo de in­ves­ti­ga­ção por abu­so se­xu­al que te­ria acon­te­ci­do nos anos 1980 no Rei­no Uni­do. A po­lí­cia de Mer­sey­si­de, na re­gião de Li­ver­po­ol, no no­ro­es­te da In­gla­ter­ra, dis­se ter re­ce­bi­do quei­xa so­bre um abu­so co­me­ti­do em Lon­dres. O ca­so foi pa­ra a Sco­tland Yard.

HIS­TÓ­RI­CO

Har­vey Weins­tein, 65 anos, um dos ho­mens mais po­de­ro­sos da in­dús­tria do ci­ne­ma, é acu­sa­do de as­sé­dio e abu­so se­xu­al por de­ze­nas de mu­lhe­res, em sua mai­o­ria jo­vens atri­zes e as­sis­ten­tes, des­de a pu­bli­ca­ção de re­por­ta­gem no ‘New York Ti­mes’ em 5 de outubro.

Co­fun­da­dor dos es­tú­di­os Mi­ra­max e The Weins­tein Com­pany, da qual foi de­mi­ti­do, ele re­ce­beu mais de 80 prê­mi­os Os­car e 300 in­di­ca­ções por su­as pro­du­ções.

A lis­ta de atri­zes que de­nun­ci­a­ram as­sé­di­os e abu­sos se­xu­ais por parte do po­de­ro­so pro­du­to­rin­clui-An­ge­li­na-Jo­lie, Gwy­neth Pal­trow, Mi­ra Sor­vi­no, Ro­sa­na Ar­quet­te, Ca­ra De­le­ving­ne, Léa Sey­doux, Em­ma de Cau­nes e Ju­dith Go­drè­che.

Em en­tre­vis­ta à BBC, a ame­ri­ca­na Ja­ne Fon­da co­me­mo­rou a di­vul­ga­ção das acu­sa­ções. “Gra­ças a Deus que es­tá se fa­lan­do so­bre isso”, afir­mou a atriz, ven­ce­do­ra de dois Os­cars. Ela ex­pli­cou que sou­be des­sas acu­sa­ções há cer­ca de um ano, não fa­lou pu­bli­ca­men­te so­bre isso pa­ra pro­te­ger as ví­ti­mas. “Eu de­ve­ria ter si­do mais co­ra­jo­sa e acho que, de ago­ra em di­an­te, eu se­rei, quan­do ou­vir his­tó­ri­as as­sim”.

AFP/VALERY HACHE/05.10.15

Har­vey: re­sig­na­do com di­vór­cio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.