Ma­jor pre­so era in­ves­ti­ga­do des­de maio

Co­man­dan­te Ale­xan­dre Fru­go­ni e ou­tros três PMs fi­ca­ram presos, após ope­ra­ção na UPP Caju. Ape­sar da di­vul­ga­ção, quar­ta-feira, da in­for­ma­ção de que a mu­lher do ma­jor ti­nha si­do pre­sa, foi es­cla­re­ci­do on­tem que ela só depôs.

O Dia - - FRONT PAGE -

Su­pos­tos cri­mes mi­li­ta­res, es­pe­ci­al­men­te ven­da de ar­mas apre­en­di­das em ope­ra­ções pa­ra tra­fi­can­tes por po­li­ci­ais, já eram al­vos de in­ves­ti­ga­ções do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Es­ta­do e da Cor­re­ge­do­ria da Po­lí­cia Mi­li­tar do Rio de Janeiro, en­vol­ven­do agen­tes su­bor­di­na­dos ao ma­jor Ale­xan­dre Fru­go­ni, des­de o pri­mei­ro se­mes­tre des­te ano. Na épo­ca, Ale­xan­dre, co­man­dan­te da Uni­da­de de Po­lí­cia Pa­ci­fi­ca­do­ra do Caju, pre­so na quar­ta-feira, du­ran­te ope­ra­ção da Cor­re­ge­do­ria da cor­po­ra­ção, es­ta­va à fren­te da UPP dos mor­ros da Co­roa, Fal­let e Fo­gue­tei­ro, no Cen­tro da ci­da­de.

Em me­a­dos de maio, con­for­me re­por­ta­gem do SBT exi­bi­da no dia 19 da­que­le mês, o MPRJ en­vi­ou de­nún­cia à Au­di­to­ria da Jus­ti­ça Mi­li­tar de­ta­lhan­do o ca­so de um fu­zil apre­en­di­do nu­ma in­cur­são de PMs da­que­la uni­da­de, e não apre­sen­ta­do pos­te­ri­or­men­te em re­gis­tro fei­to na 7ª DP (San­ta Te­re­sa). A partir dis­so, foi da­do iní­cio a inqué­ri­to ins­tau­ra­do pa­ra apu­rar sus­pei­tas de des­vi­os de mu­ni­ção e apre­en­são de ar­mas, sem que fos­sem apre­sen­ta­das à Po­lí­cia Ci­vil.

AR­MAS IR­RE­GU­LA­RES

Na quar­ta-feira, Fru­go­ni foi pre­so com mais três po­li­ci­ais da UPP do Caju, on­de, no ga­bi­ne­te, na casa do co­man­dan­te e nos alo­ja­men­tos da uni­da­de, fo­ram en­con­tra­das ar­mas ir­re­gu­la­res, pro­jé­teis e dro­gas. Na noi­te de quar­ta, o por­ta-voz da PM, ma­jor Ivan Blaz, dis­se que a ma­jor Paula Fru­go­ni, mu­lher de Ale­xan­dre, também ha­via si­do pre­sa na ope­ra­ção. No en­tan­to, na ma­nhã de on­tem, Blaz in­for­mou que hou­ve um equí­vo­co.

Foi di­vul­ga­da também a in­for­ma­ção que 21 PMs ti­nham si­do de­ti­dos na ação. “No fi­nal da ope­ra­ção, que ter­mi­nou nes­ta ma­nhã (on­tem), res­ta­ram três praças presos. Um por trá­fi­co de dro­gas, outro por mu­ni­ção no ar­má­rio e outro por ten­tar avi­sar o Fru­go­ni da ope­ra­ção, ou se­ja, por fa­ci­li­ta­ção re­al”, dis­se Blaz, on­tem de ma­nhã. Em no­ta, a Po­lí­cia Mi­li­tar es­cla­re­ceu que Paula não foi au­tu­a­da ou pre­sa. Ela ape­nas foi con­vi­da­da a pres­tar es­cla­re­ci­men­tos, mas o te­or do de­poi­men­to não foi re­ve­la­do.

De acor­do com a Au­di­to­ria de Jus­ti­ça Mi­li­tar, co­mo parte do inqué­ri­to con­du­zi­do pe­la Cor­re­ge­do­ria da PM, on­de é in­ves­ti­ga­do o des­vio de mu­ni­ção e ou­tros ma­te­ri­ais por po­li­ci­ais da UPP do Caju, a ope­ra­ção foi pa­ra cum­prir 23 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são em di­ver­sos en­de­re­ços e na se­de da uni­da­de.

“Fo­ram apre­en­di­dos mais de 1.500 pro­jé­teis de di­ver­sos ca­li­bres, pis­to­las, dro­gas e gra­na­das. To­do ma­te­ri­al es­tá sen­do pe­ri­ci­a­do. O co­man­dan­te da UPP Caju foi pre­so por por­te de ar­ma ile­gal de uso res­tri­to e os três po­li­ci­ais por pos­se de dro­gas e fa­vo­re­ci­men­to. Todos fo­ram con­du­zi­dos pa­ra uma uni­da­de pri­si­o­nal da PM em Ni­te­rói”, apon­tou a no­ta.

De acor­do com tes­te­mu­nhas, o fu­zil—cu­ja apre­en­são foi em uma tro­ca de ti­ros com um sus­pei­to no Rio Com­pri­do, em maio— te­ria si­do ven­di­do por po­li­ci­ais à pai­sa­na a tra­fi­can­tes do Fal­let. Na épo­ca, o pro­mo­tor de Jus­ti­ça Paulo Ro­ber­to Me­lo, em en­tre­vis­ta ao SBT, afir­mou que a cor­re­ge­do­ria e o MP tra­ta­vam as de­nún­ci­as co­mo ‘ex­tre­ma­men­te gra­ve’. On­tem a PM não co­men­tou o as­sun­to.

DI­VUL­GA­ÇÃO

Cor­re­ge­do­ria achou três pis­to­las, uma sub­me­tra­lha­do­ra, dro­gas mu­ni­ção sem pro­ce­dên­cia na UPP

REPRODUÇÃO INS­TA­GRAM

Co­man­dan­te da UPP Caju, ma­jor Ale­xan­dre Fru­go­ni, foi pre­so na quar­ta­fei­ra em ope­ra­ção da Cor­re­ge­do­ria da PM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.