O Dia

Moro enquadra Lula por causa de recibos

Ex-presidente também teve revés em pedido nas Nações Unidas

-

O juiz Sergio Moro deu 48 horas para a defesa do ex -presidente Lula entregar na Vara Federal de Curitiba os originais dos recibos de aluguel do apartament­o 121, em São Bernardo do Campo, imóvel que teria sido adquirido com propina da empreiteir­a Odebrecht, segundo acusação do Ministério Público Federal.

O apartament­o, vizinho à residência de Lula, está em nome do engenheiro Glaucos da Costamarqu­es, apontado pelos investigad­ores como ‘ laranja’ do ex -presidente da República. Glaucos é primo distante do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

A investigaç­ão sobre a autenticid­ade dos recibos do aluguel que teria sido pago a Glaucos pelo uso do imóvel foi aberta por iniciativa do Ministério Público Federal, por meio de um incidente de falsidade.

Os advogados do ex -presidente rechaçam a suspeita. Eles haviam entregue à Justiça cópias dos recibos, alguns com datas inexistent­es no calendário, como 31 de novembro.

NA ONU

A ONU vai deixar para 2018 a decisão final sobre Lula. Em julho de 2016, a defesa do brasileiro apresentou queixa ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas contra Moro, responsáve­l pela Lava Jato na primeira instância. Segundo os advogados do petista, o magistrado estaria violando seus direitos de defesa em processos penais. Aos 71 anos, Lula foi condenado em julho pelo juiz a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O caso passou a ser examinado pela ONU em outubro do ano passado.

Em meados deste ano, os advogados de Lula voltaram à ONU e prometeram apresentar novos dados e documentos, tentando reforçar a tese de que existe processo que viola os direitos de defesa de Lula.

 ?? FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL ?? Lula teve duas más notícias
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL Lula teve duas más notícias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil