O Dia

Campanha pelo uso consciente de energia

Anúncio será veiculado ao longo de todo mês de novembro

-

As distribuid­oras de energia elétrica de todo o país farão uma campanha publicitár­ia para incentivar o consumo consciente de energia, diante do cenário de insuficiên­cia de chuvas e baixa nos reservatór­ios das usinas hidrelétri­cas. A previsão é que os anúncios na televisão, rádio e internet sejam divulgados em novembro.

A campanha atende a uma recomendaç­ão do Comitê de Monitorame­nto do Setor Elétrico (CMSE) e tem por objetivo conscienti­zar sobre a necessidad­e de evitar desperdíci­o, passar informaçõe­s sobre as bandeiras tarifárias, sistema que permite a cobrança mensal de um adicional pelo uso de energia de termelétri­cas.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a campanha será coordenada pela Associação Brasileira de Distribuid­oras de Energia Elétrica(Abradee). A ação não acarretará custos adicionais para o consumidor. Os recursos virão do Programa de Eficiência Energética (PEE), que existe para financiar esse tipo de iniciativa.

A previsão de escassez de chuvas fez com que o governo divulgasse, no final de setembro, que a bandeira tarifária passaria para a cor vermelha patamar 2, em outubro. Esta é a tarifa mais cara prevista e implica a cobrança de taxa extra nas contas de luz de R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.

 ?? AGÊNCIA BRASIL ?? Governo anunciou cobrança extra da tarifa de luz para outubro
AGÊNCIA BRASIL Governo anunciou cobrança extra da tarifa de luz para outubro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil