O Dia

Vinte anos, com calmaria no som

Detonautas comemoram duas décadas com o sexto disco, ‘VI’, que inclui uma releitura de Hyldon e uma parceria com Leoni

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Parece que foi ontem, mas entre mudanças de formação, hits e períodos de queda, já são 20 anos de Detonautas Roque Clube. O grupo carioca lança o sexto disco, ‘VI’, no fim de outubro. Conhecidos por músicas mais agitadas como ‘Um Outro Lugar’, voltam com mais baladas, com letras mais aconselhat­ivas como ‘Canção do Amigo’, ‘Nossos Momentos’ e ‘Dias Assim’ (parceria com Leoni) e uma versão de ‘Na Sombra de Uma Árvore’, do soulman Hyldon.

“A gente resolveu dar uma relaxada no som, até porque estava rolando essa polarizaçã­o nas redes, esse discurso meio raivoso. Quisemos vir com menos guitarras. Pro- duzimos o disco sozinhos, eu toquei violão em algumas músicas”, conta o guitarrist­a Renato Rocha, que divide o grupo com Tico Santa Cruz (voz), Cléston (DJ e percussão), Fabio Brasil (bateria), Phill (guitarra) e Fabio Macca (baixo). Os dois últimos, respectiva­mente, substituto­s de Rodrigo Netto (morto em 2006, após ter sido baleado num assalto) e Tchello.

Conhecido pelo ativismo nas redes sociais, Tico diz que buscou dialogar com o ouvinte nas letras, em músicas como ‘Brother’. “Sempre tratamos de questões românticas e existencia­is, de temas para levantar a autoestima das pessoas. Nessa música, queremos chamar a pessoa para conversar sem intolerânc­ia”, conta o vocalista.

‘Dias Assim’, parceria com Leoni, surgiu de afinidades com o compositor, “um cara que defendeu uma pauta parecida com a nossa, de luta pela democracia”, diz Tico, que se posicionou contra o impeachmen­t da ex-presidente Dilma Rousseff. Para o clipe, recrutaram-se 13 pessoas que nunca haviam se visto, para se beijarem na boca.

“Foi inspirado num vídeo americano que vimos chamado ‘First Kiss’. Ficamos muito emocionado­s com o que vimos e decidimos reproduzir isso em imagens no Brasil”, diz Renato, cuja banda surgiu na internet (o nome “Detonautas” é porque boa parte dos integrante­s se conheceram numa sala de bate-papo) e até hoje inspira-se nela. “É engraçado que hoje a velocidade das coisas até me assusta”, brinca.

 ??  ?? Detonautas Roque Clube: em ‘VI’, guitarras ao lado de violões, em disco produzido por eles mesmos
Detonautas Roque Clube: em ‘VI’, guitarras ao lado de violões, em disco produzido por eles mesmos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil